Interior da loja Hediard, onde acontecerá a degustação de cafés
O café torrado e moído brasileiro apresenta-se na França avec élégance. O produto industrializado no Brasil desembarca na Europa com todo seu glamour. Várias marcas estarão durante o mês de junho nas vitrines das principais redes de lojas francesas. Será o café marcando o Ano do Brasil na França. O evento faz parte da Saisons Culturelles, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores daquele país, que a cada ano convida uma nação para mostrar vários aspectos da sua cultura aos franceses.
Neste ano, a temporada cultural, iniciada em 22 de março, aborda o tema Brésil, Brésis, uma referência à diversidade cultural de nosso país. Mais de 250 eventos estão previstos para acontecer nos próximos meses. Mostras de arte, teatro, cinema, dança, design, literatura, gastronomia serão realizadas em várias cidades francesas. E uma série de negócios deve ser celebrada ao longo do ano.
O Programa Setorial Integrado de Exportação do Café Industrializado (PSI), promovido pela Apex-Brasil, Sindicafé-SP e a ABIC, participa do evento organizando campanhas junto a grandes redes de lojas francesas.
Uma viagem ao Brasil
A Hediard, centro gastronômico tradicional com 150 anos de especialização em alimentos gourmet e comidas sofisticadas, vai colocar em suas vitrines e gôndolas cafés especiais braseiros. O slogan da campanha é: “Uma viagem ao Brasil através de suas regiões produtoras de café”. Quatro marcas de café representarão diferentes regiões do Brasil: O Café Bom Dia representará o Paraná, o Café Damasco, a Bahia, o Minas Estate Coffee Group, Minas Gerais, e o Unicoffe, São Paulo. Esta será a primeira vez que a rede abre as portas para cafés industrializados do Brasil.
Renomada internacionalmente pela criteriosa seleção de seus produtos, a empresa perpetua sua tradição de descoberta de especiarias marcadas pela raridade, exotismo e autenticidade.
Ela trabalha com mais de 30 variedades de cafés verdes provenientes dos quatro cantos do mundo, todos dotados de certificação de origem. Os grãos são examinados por uma expert, a cafeóloga Eda Freitas, brasileira radicada na França há 30 anos.
A Hediard tem a proposta de oferecer blends exclusivos de cafés encorpados (originários do leste africano e do Peru), suaves e adocicados (Guatemala e Moka), ou fluidos como o blend Madeleine. Os clientes da boutique francesa estão acostumados a comprar café torrado e moído na hora.
Segundo Christian Santiago, coordenador do PSI Apex-Brasil/Sindicafé, a exceção aberta ao café industrializado brasileiro foi decidida por ocasião da visita de Eda Freitas ao Brasil, quando participou do Projeto Comprador APEX, realizado durante o 12º Encafé, na Costa do Sauípe, em novembro de 2004. “A cafeóloga observou o trabalho de qualidade feito pela indústria brasileira e aceitou vender nosso café na Hediard.” Santiago lembra que ela ficou encantada com o Programa de Qualidade do Café (PQC), da ABIC, lançado justamente naquele evento e que lhe deu a certeza de que os cafés nacionais poderiam contar com uma certificação de qualidade.
Os produtos serão apresentados e vendidos em um coffret (caixa) contendo as quatro marcas da edição brasileira dos cafés selecionados pela Hediard. E os clientes poderão conhecer o Brasil através do café. Todos os materiais de divulgação desenvolvidos para a campanha e a ambientação instalada na loja enfocam regiões brasileiras. Para completar, o PSI APEX/Sindicafé idealizou a realização, entre os dias 6 e 11 de junho, da “Semana Gastronômica do Brasil”, no restaurante situado no andar superior da loja. O Chef de Cuisine, João Vergueiro Leme, proprietário do restaurante Rôti, de São Paulo, foi contratado para confeccionar pratos temáticos durante a semana. Ele preparou um cardápio com receitas regionais dos quatro estados produtores, juntamente com a degustação dos cafés.
Vitrines para o mundo
O café industrializado brasileiro também vai estar em outra vitrine bastante cobiçada. De 8 a 20 de junho, a Galerie Lafayette, maior e mais famoso magazine francês, vai oferecer aos seus clientes 12 marcas das empresas brasileiras: Astro Café, Café Santa Aldeia, Café Canecão, Coffee First, Unicoffee, Café Turmalin, Café Brauna, Minas Estate Coffee Group, Café Tiradentes de Altinópolis, Cia Orgânica, Café Serra Morena e Café Toleno.
Pela rede passam em média 100 mil clientes por dia, sendo 16 mil destes atendidos na Galerie Lafayette Gourmet, considerada um dos principais templos de consumo de Paris.
As marcas brasileiras serão vendidas em 27 lojas da rede. Na loja de Paris todos os produtos estarão presentes.
O modelo da campanha desenvolvida pela Galerie Lafayette será marcado pelos pontos de venda com degustação dos cafés especiais selecionados. Os produtos estarão disponíveis nas gôndolas. O projeto da Lafayette para o Ano do Brasil na França também envolve outros produtos brasileiros, como confecção e bebidas.
Do mesmo modo, a rede francesa Casino, sócia do Pão de Açúcar, levará 220 produtos para as suas 4.500 lojas. O grupo de supermercados brasileiro está apoiando a iniciativa da sócia francesa e incluiu entre os produtos a serem vendidos cinco marcas diferentes de cafés gourmet para abastecer toda a rede: Bravo Café, Café do Centro, Café Fazenda da Serra, Café Damasco e Lê Gout de Bresil (Sendas).
Segundo Christian Santiago, o trabalho com as grandes redes européias faz parte de uma estratégia de marketing para posicionar os cafés brasileiros no mercado internacional. “Procuramos apresentar a indústria brasileira como fornecedora de produtos de alta qualidade. A intenção é fazer que as nossas empresas abram suas portas e demonstrem seus históricos de vendas para clientes de todo o mundo. Redes de renome internacional como as francesas são referências para os nossos produtos perante qualquer cliente do mundo”.