No Sul de Minas, apresenta baixo rendimento na colheita de café

Folhas ao invés de frutos
Em 10/07/2007
 
 
Para o diretor da Cocapec, em Franca (SP), Ricardo Lima de Andrade, as variedades e até linhagens de café apresentam reações diferentes. “Lavouras com a cultivar Catucaí 6/30 de primeira safra deram 50 sacas/ha e estão mais adiantadas em termos de diferenciação reprodutiva, porém já apresentam algumas definições vegetativas em alguns nós, aparentemente concorrendo com a produção”. O consultor Carlos Roberto Piccin acredita que as oscilações de temperaturas baixas estão afetando a formação de gemas floríferas que com certeza irá prejudicar as próximas floradas. “No momento é difícil de projetar, mas que irá ter reflexos negativos isso não podemos descartar”.

No Oeste da Bahia, o consultor ligado a Fundação Bahia, Marcos Antônio Pimenta Menezes afirma que também naquela região a alta porcentagem de café verde tem dificultado a colheita mecânica, exigindo mais passadas e encarecendo o processo. Edmilson Figueredo, que trabalha com experimentação científica em cafeicultura irrigada na Bahia, confirma a situação de desordem. Segundo ele, os contratempos têm dificultado a tomada de decisão sobre suspensão da água de irrigação para uniformização da florada e traz perspectivas para a safra 2007/2008 nada animadoras.

Quanto ao rendimento da safra atual, Figueiredo observa grande redução comparada ao ano anterior. “Na maioria dos tratamentos analisados foi necessário acima de 540 litros de café da roça para se obter 60 kg beneficiados”, destaca. No Sul de Minas, onde 35% da área em produção já foi colhida, o baixo rendimento também faz parte das reclamações. Para o gerente técnico, Joaquim Goulart de Andrade, o veranico de fevereiro prejudicou o enchimento dos grãos. Nesta safra, em média, estão sendo necessários 455 litros para compor uma saca, enquanto a média da região em outros anos é de 420 litros do produto.
Fonte: Embrapa Café

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.