No Brasil, consumo de café cresceu 50%

”Em todo o mundo, são os países produtores os grandes responsáveis pela expansão da demanda”, afirma José Sette, diretor da Organização Internacional do Café (OIC)

Por: Valor Econômico

Enquanto esperam pela China, os cafeicultores do Brasil podem se contentar com o expressivo crescimento do mercado doméstico. Nos últimos 10 anos, o país aumentou em 50% seu consumo de café, que deve superar a marca das 20 milhões de sacas neste ano – um recorde. “Em todo o mundo, são os países produtores os grandes responsáveis pela expansão da demanda”, afirma José Sette, diretor da Organização Internacional do Café (OIC).

Esses países abocanharam metade do crescimento global acumulado desde o ano 2000 e ajudaram a impulsionar os preços, que praticamente dobraram desde o ano passado. Países em desenvolvimento, especialmente do leste europeu, onde o café já era um hábito cultivado, também se fazem notar.

A Rússia elevou suas importações de 1,8 milhão de sacas, no ano 2000, para mais de 4 milhões em 2009. Na Ucrânia, os desembarques saltaram de 184 mil para 1,8 milhão de sacas no mesmo período. “O fato de o consumo crescer em níveis tão favoráveis, sem que a China tenha tomado esse trem, é realmente animador”, afirma Sette.
 
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.