No ano passado, aos países árabes importaram cerca de US$ 214 milhões no valor de café do Brasil, aumento de quase 36 por cento em 2010, de acordo com estatísticas da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira de Comércio.
A tendência continuou no primeiro semestre deste ano, embora o ritmo mais lento. Nos primeiros seis meses de 2012, os países de toda a região árabe importou US $ 106,7 milhões do café brasileiro, um aumento de apenas 1,5 por cento em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com novos dados divulgados pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil.
O Brasil exportou um total de 526.464 sacas de café para vários mercados da região, de janeiro a junho deste ano. “Exportadores brasileiros de café estão in tensificando esforços para satisfazer as preferências e necessidades dos consumidores da região árabe, onde o café sempre foi uma bebida muito popular”, disse Michel Alaby, secretário-geral e chefe-executivo da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira de Comércio.
Ele acrescentou que o aumento da receita no primeiro semestre do ano é um “forte indício” de que as relações estão indo na direção certa. “Nesse sentido, a Câmara Árabe-Brasileira de Comércio continua firmemente empenhada em fornecer suporte estratégico para expandir a quota de mercado dos exportadores brasileiros de café no lucrativo mercado árabe”.