NIM PODE CONTROLAR PRAGAS DO CAFÉ

O Nim (Azadirachta indica) é uma espécie de árvore originária da Índia, utilizada à vários séculos para controlar pragas e doenças na agricultura, que também pode contribuir para o fornecimento de produtos industriais (madeiramentos e móveis), produtos farmacêuticos (medicamentos e cosméticos) e produtos veterinários (vermífugos e repelentes).

Esta espécie é considerada uma alternativa de controle fitossanitário natural de baixo custo, complementando a composição de um sistema de manejo integrado para agricultura alto-sustentável, devido seus produtos apresentarem características biodegradáveis, boa atividade sistêmica, não estimulam a resistência de pragas, preservam inimigos naturais, não agridem o meio ambiente e nem provocam danos a saúde humana e animal.

Planta portadora de dezenas de substâncias químicas que possuem efeitos inseticida, acaricida, cupinicida, fungicida, nematicida e carrapaticida, atuando na diminuição dessas infestações através de diferentes modos de ação, beneficiando diversas culturas e criações a partir da utilização de produtos industrializados e artesanais na forma de óleo, torta e extratos aquosos de sementes e ainda extratos aquosos de folhas.

Na cafeicultura tem sido registrada a capacidade de controlar as principais pragas como:

Bicho-mineiro-pelo óleo emulsionável e extratos aquosos das sementes e das folhas de nim pulverizados sobre as folhas do cafeeiro, matando ovos reduzindo a eclosão de lagartas, matando lagartas reduzindo áreas minadas, deformando lagartas afetando a formação de pupários e prejudicando a atividade sexual do inseto adulto com menor postura de ovos.

Broca-do-café-tanto pelo óleo emulsionável quanto os extratos aquosos das sementes e das folhas pulverizados sobre as folhas do cafeeiro, influenciando na diminuição do número de frutos brocados, com apenas a aplicação de óleo emulsionável provocando a morte de insetos adultos.

Ácaro-da-leprose-através da pulverização de óleo emulsionável provocando a morte de ninfas e insetos adultos.

Moscas-das-frutas-pela aplicação de óleo emulsionável em iscas para alimentar insetos adulto prejudicando seu sistema reprodutivo e pela pulverização do óleo sobre estes insetos provocando sua morte.

Cochonilha branca-pela pulverização com óleo emulsionável provocando sua repelência e influenciando em inatividade, prejudicando seu desenvolvimento e causando sua morte.


Julio Cesar Freitas Santos / Pesquisador Fitotecnísta
Embrapa Café / Epamig Patrocínio

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.