Nicarágua prevê produção cafeeira menor que a esperada em 2009

30 de março de 2009 | Sem comentários Comércio Exportação

30/03/2009 – O setor cafeeiro da Nicarágua está vendo suas contas com números vermelhos ao longo desta safra. Isso devido ao fato de ao iniciar a temporada e, de acordo com o comportamento da safra do ano passado, os cafeicultores esperavam obter ao menos 2,8 milhões de quintais (2,15 milhões de sacas), porém as expectativas foram revisadas para baixo em pelo menos 40% e isso vai refletir fortemente nos níveis de exportações do país centro-americano.


Para tentar amenizar as perdas, o Conselho Nacional do Café da Nicarágua busca fazer um controle de pragas nas lavouras, estabelecendo alianças com organizações interessadas no fortalecimento do setor, com um investimento de aproximadamente 120 mil dólares. Além disso, a produção do país vem recuando devido ao mau estado das estradas rurais e vicinais, além do encarecimento dos insumos agrícolas e queda nos preços internacionais do grão.


Segundo o Conselho, nesse contexto se vê que a situação da cafeicultura nicaragüense não é das melhores e que a safra deste ano deverá gerar uma receita pequena para o país. A região de Matagalpa, ao contrário do cenário nacional, prevê uma melhora para este ano, com um adicional de 450 mil quintais (345 mil sacas) de café

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.