Nicarágua estima queda de 40% na produção da atual safra

30 de março de 2009 | Sem comentários Comércio Exportação

30/03/2009 – O setor cafeeiro da Nicarágua está vendo suas contas em números vermelhos durante este ciclo produtivo. Isso porque, ao iniciar a temporada de colheita do grão, e, em virtude do comportamento do cultivo durante o ano passado, os cafeicultores esperavam obter, pelo menos, 2,8 milhões de quintais (2,15 milhões de sacas de 60 kg), mas as expectativas diminuíram em 40%, o que se reflete na queda das exportações.


O Conselho Nacional Café busca controlar estas pragas que afetam seus cultivos e, para isso, estabelece parcerias com organizações interessadas no fortalecimento do setor, com um investimento de, aproximadamente, US$ 120 mil.


Outro fator que também contribuiu para a redução na produção de café foi o mau estado das estradas de acesso, o alto custo de insumos agrícolas e a queda nos preços internacionais do grão. No entanto, embora a situação se mostre, em termos gerais, negativa para os cafeicultores nicaragüense, os resultados produtivos são mistos.


Em regiões como a de Lãs Segovias, ouve registro de aumento na produção. O Estado produziu 190 mil quintais de café. Os Estados de Boaco (48 mil quintais/36,8 mi sacas), Carazo (82 mil quintais/62,8 mil sacas) e El Crucero (45 mil quintais/34,5 mil sacas) também registraram uma safra positiva.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.