Planta será a maior para café solúvel no mundo
A multinacional suíça Nestlé recorrerá a produtores mexicanos de café para cobrir a necessidade de grãos naquela que será a maior planta de café solúvel do mundo, informou o vice-presidente da empresa no México, Antonio Núñez.
A Nestlé finalizará a ampliação de sua fábrica na cidade mexicana de Toluca, com um investimento de US$ 72 milhões, até o segundo semestre do ano de 2011, disse ele. Esse projeto é parte do plano de investimentos de US$ 390 milhões da empresa para o México nos próximos três anos.
Após a expansão, a planta terá capacidade de produção de 42.000 toneladas de Nescafé Clássico e precisará de cerca de 24.000 toneladas a mais de café verde. Mais de 70% do café que essa planta usará será de produtores locais que, além disso, se beneficiarão de um programa patrocinado pela companhia para o cultivo de 5 milhões de novos cafezais no país entre 2011 e 2015.
Esta medida impulsionará o setor cafeeiro mexicano, que tem visto um declive constante em sua produção desde o início da década, quando um colapso dos preços globais do café levou muitos produtores a abandonar a atividade.
\”Manteremos nossa estratégia de compra atual. Hoje compramos no México aproximadamente 70% do café usado em Toluca e os 30% restantes são importados\”.
Apesar da volatilidade atual do mercado cafeeiro e do recente aumento no preço da variedade arábica pela baixa na produção na Colômbia, a Nestlé não planeja mudar sua mistura ou usar grãos mais baratos, disse ele. Os consumidores que tomam as 4.600 xícaras de Nescafé a cada segundo no mundo são fieis a seu sabor atual, disse Núñez.
\”Nossa estratégia sempre tem sido elevar a eficiência operacional nas fábricas, para reduzir custos e não passar a conta aos consumidores\”, disse ele.
O México, atualmente, produz cerca de 4,6 milhões de toneladas de café por ano