Iniciativa conta com parceria do Ministério da Agricultura e visa à valorização dos produtores e dos cafés cultivados em todo o País
A Nestlé e a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) anunciam o lançamento do Concurso Colheita Premiada, uma iniciativa realizada em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para valorizar os cafeicultores nacionais e eleger o melhor café cultivado entre todas as regiões produtoras do País.
O vencedor será selecionado por uma comissão julgadora e terá o lote utilizado em uma edição especial de cápsulas NESCAFÉ Dolce Gusto, 100% brasileira, que fará parte da série “cafés do mundo”, a qual incrementa o portfólio global da multinacional com dois novos sabores a cada ano. Esta é a primeira vez que o café do Brasil será escolhido como a grande estrela.
O Concurso Colheita Premiada é aberto a todos os produtores de cafés colhidos no Brasil na safra 2015, dentro das categorias Conilon, Arábica natural e Arábica lavado e os lotes inscritos deverão ter sido cultivados em linha com um padrão independente de sustentabilidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, de forma individual ou em grupo, diretamente nos sites de NESCAFÉ Dolce Gusto (www.nescafe-dolcegusto.com.br/concurso) e da BSCA (http://bsca.com.br/concurso?id=31), onde também estão disponíveis mais informações e o regulamento completo do certame.
Segundo o presidente da BSCA, Silvio Leite, essa iniciativa servirá para ajudar na agregação de valor e para a divulgação dos cafés do Brasil em todo o mundo. “A comercialização do produto 100% brasileiro nos mercados globais da empresa possibilitará o acesso público de muitas pessoas que bebem nosso café, mas que sequer sabem que há o produto do Brasil na sua bebida. Esse será um grande atrativo para os grãos nacionais, que, certamente, se destacarão por sua qualidade”, acredita. Leite completa que “esta também é uma mão de via dupla no sentido de aproximar a Nestlé de novos produtores e de trazer os cafeicultores brasileiros para mais perto da empresa”.
A diretora executiva da Associação, Vanusia Nogueira, recorda que os diferenciais no sentido de agregação de valor e atratividade aos cafés do Brasil propostos pela Nestlé estão em linha com a atuação da entidade. “Esses são pontos determinantes para bons desempenhos na cadeia produtiva e vêm ao encontro dos ideais da BSCA, que sempre focam na abertura e consolidação de mercados e na geração de receita aos associados. Portanto, apoiar esta garimpagem da empresa por diferentes atributos na produção nacional é algo que entendemos como extremamente positivo”, revela.
PREMIAÇÃO
A comissão julgadora do Concurso selecionará os cinco primeiros colocados em cada uma das três categorias, que receberão prêmios em Certificados de Barra de Ouro, conforme classificação abaixo:
1º colocado: R$ 70.000,00
2º colocado: R$ 50.000,00
3º colocado: R$ 30.000,00
4º colocado: R$ 10.000,00
5º colocado: R$ 5.000,00
O lote que obtiver a maior nota na classificação geral entre todas as categorias, além da premiação em dinheiro, também terá sua compra garantida pela Nestlé, seguindo uma escala de prêmio (abaixo) conforme a pontuação obtida.
– CAFÉ ARÁBICA
80 a 83 pontos: US$ 0,50 de diferencial sobre a bolsa de NY
83,01 a 84 pontos: US$ 0,60 de diferencial sobre NY
84,01 a 87 pontos: US$ 0,80 de diferencial sobre NY
Acima de 87,01 pontos: US$ 0,90 de diferencial sobre NY
– CAFÉ CONILON
80 a 83 pontos: R$ 60 acima do preço da saca índice CEPEA/USP
83,01 a 84 pontos: R$ 70 acima do preço da saca índice CEPEA/USP
84,01 a 87 pontos: R$ 90 acima do preço da saca índice CEPEA/USP
Acima de 87,01 pontos: R$ 100 acima do preço da saca índice CEPEA/USP
O lote vencedor do Concurso Colheita Premiada será anunciado no dia 27 de novembro, em local e horário ainda a serem confirmados pelas promotoras do evento. O produto será comercializado no Brasil e em outros países onde a NESCAFÉ Dolce Gusto está presente a partir de julho de 2016.