A gigante global de alimentos Nestlé planeja construir um centro de café na Província de Yunnan, sudoeste da China, segundo um acordo assinado nesta terça-feira.
De acordo com um memorando de entendimento assinado pelo governo municipal de Pu’er e Nestlé, a empresas com base na Suíça investirá 100 milhões de yuans (US$ 15,97 milhões) para construir um instituto de cultivo de café, armazéns e um laboratório.
O instituto de cultivo, que deverá ser o maior do tipo na China, oferecerá treinamento a 5 mil lavradores, agrônomos e profissionais de negócios de café todos os anos, diz um comunicado online da Nestlé.
O vice-prefeito de Pu’er, Peng Yuanguo, disse que o investimento da Nestlé ajudará a transformar Pu’er na capital do café da China, a sustentar a confiança dos produtores locais de café e diminuir os efeitos negativos do mercado global inativo.
“A Nestlé tem confiança no desenvolvimento de longo prazo de Yunnan”, disse Heiko Schipper, diretor-gerente da divisão de alimentos e bebidas da Nestlé na grande China.
Schipper disse que a empresa vem aumentando sua compra anual de grãos de café em Yunnan, que vendeu 22 mil toneladas de café à Nestlé nos últimos dois anos.
Pu’er é o maior centro de cultivo de café em Yunnan, onde a produção de grãos de café representa mais de 98% da produção nacional total. No ano passado, a cidade produziu 36,5 mil toneladas de café.
Por Xinhua
Portuguese.cri