Agricultura regenerativa, ecodesign, programa de reciclagem e iniciativas de empoderamento de comunidades compõem a agenda ESG da companhia
São Paulo, junho de 2024 – Pautada pelo compromisso de promover transformações positivas para a natureza e para a sociedade, a Nespresso, pioneira em cafés porcionados de qualidade sustentável, lidera diversos projetos ao redor do mundo e reforça suas principais iniciativas focadas em cinco objetivos: descarbonizar a cadeia de valor, regenerar paisagens, empoderar comunidades, avançar em circularidade e inspirar ações coletivas.
As práticas de agricultura regenerativa, ecodesign, reciclagem, entre outras, estão alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, trabalhando diretamente 8 delas: [1] erradicação da pobreza, [5] igualdade de gênero, [6] água potável e saneamento,[8] trabalho decente e crescimento econômico, [12] consumo e produção sustentáveis, [13] ação contra a mudança global do clima, [15] vida terrestre e [17] parcerias e meios de implementação.
“Na Nespresso, acreditamos que o café pode ser uma força para o bem e todas as iniciativas focadas nessas cinco prioridades refletem nossos esforços em deixar um legado positivo para as próximas gerações”, afirma Fernanda Gobbo, responsável por Sustentabilidade na Nespresso Brasil.
Descarbonização da cadeia de valor
A Nespresso acredita que uma economia de baixo carbono é a única possibilidade para o futuro, por isso, tem como meta reduzir e remover as emissões em toda a cadeia de valor e se tornar Net Zero até 2035.
Para alcançar esse objetivo, a empresa investe no plantio de quatro milhões de árvores todos os anos, totalizando 32 milhões até 2030 nas regiões onde o café é adquirido. Elas serão responsáveis pela remoção de 7,5 milhões de toneladas de CO2 da atmosfera, contribuindo ainda mais com o compromisso da Nespresso de reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Entre 2014 e 2022, foram plantadas 7,4 milhões de árvores em áreas contempladas pelo Programa AAA de Qualidade Sustentável™, sendo 5,3 milhões com o propósito de remover a pegada de carbono.
Para aqueles gases de efeito estufa mais complexos de serem eliminados completamente, como o dióxido de carbono (CO₂), metano (CH₄) e vapor d’água (H₂O), a Nespresso tem buscado outras estratégias para compensar a pegada de carbono e concentrado esforços em acelerar programas e práticas que ajudam a reduzir essas emissões em sua própria cadeia de suprimentos e operações, como o incentivo para produtores parceiros migrarem da agricultura convencional para a agricultura regenerativa.
Regenerar paisagens e empoderar comunidades
O Brasil é responsável por 30% do volume global de café, conferindo-lhe o título de principal produtor da matéria-prima. Por isso, pode contribuir significativamente para enfrentar os desafios socioambientais mais urgentes, como mitigar as mudanças climáticas, deter e reverter a perda de biodiversidade e apoiar os cafeicultores a terem meios de subsistência sustentáveis a longo prazo.
Desde 2003, a Nespresso desenvolve, em parceria com a Rainforest Alliance, o Programa AAA de Qualidade Sustentável™, que tem como objetivo regenerar paisagens e garantir o futuro do café e das comunidades que dependem dele. Ele começou na Costa Rica com 300 cafeicultores e, atualmente, conta com mais de 150 mil fazendas, totalizando mais de 330 mil hectares em 18 países ao redor do mundo, sendo 1.000 apenas no Brasil, concentrados em sua maioria em Minas Gerais.
Na prática, cerca de 650 agrônomos prestam auxílio aos produtores, 22 só no Brasil, ensinando-os técnicas de cultivo que aproveitam de maneira inteligente e eficiente as soluções naturais ao invés de agroquímicos, dão assistência sempre que necessário e monitoram o seu progresso constantemente.
Os resultados são solos mais saudáveis e protegidos de pragas, de adversidades climáticas, restauro e conservação de recursos hídricos nas fazendas e ao redor delas, além de aumento da biodiversidade local. Consequentemente, essas propriedades produzem e fornecem cafés de qualidade superior, com maior produtividade.
Além disso, entre as soluções usadas está o plantio de árvores frutíferas dentro e ao redor das fazendas. Os frutos produzidos podem ser distribuídos na comunidade, garantindo sua segurança alimentar, ou comercializados, representando fonte de renda extra aos cafeicultores.
“Nosso trabalho é pautado pelo relacionamento de longo prazo com o produtor. Em contrapartida, oferecemos essa assistência, damos treinamentos e incluímos esses cafeicultores em outros projetos da marca”, comenta Daniel Motyl, Gerente Regional do Programa AAA de Qualidade Sustentável.
A adoção de práticas regenerativas requer frequentemente algum investimento adicional e pode não resultar imediatamente em rendimentos mais elevados. Isto significa que os agricultores devem ser apoiados com formações e incentivos para mudarem comportamentos. Por isso, a Nespresso sempre compra dos mesmos produtores, monitora de perto sua evolução dentro do programa e paga, por meio de um parceiro (traders e cooperativas) um prêmio, um valor adicional de 5 a 10%, para eles investirem em manejo sustentável.
Além do preço adicional e da assistência técnica, o Programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável™ tem implementado em alguns países, como a Colômbia, o Living Income Reference Price (LIRP), em parceria com o Fairtrade Internacional, garantindo que cafeicultores – principalmente os pequenos – tenham uma renda digna, independentemente das intempéries climáticas, das flutuações cambiais e outras adversidades que prejudicam seus ganhos. Este valor ajuda a corrigir deficiências na prestação de serviços sociais importantes, como o acesso à água potável e sistemas de saúde, e a movimentar a economia local, contribuindo com a erradicação da pobreza e o empoderamento da comunidade.
“Cultivar matéria-prima de qualidade de forma sustentável, em harmonia com a natureza, começa pelo cuidado com o cafeicultor. Temos a responsabilidade de garantir que seu trabalho seja valorizado, mesmo em tempos difíceis. Dessa maneira, construímos uma relação de longo prazo, garantimos o futuro do café e colaboramos com as comunidades que vivem dele”, reflete Motyl.
Avançar em circularidade
Para completar o ciclo do café, que começou nas fazendas, e envolver os clientes B2B e B2C, a Nespresso tem em prática um robusto programa de logística reversa, garantindo que 100% dos consumidores brasileiros tenham acesso a pelo menos uma solução de reciclagem das cápsulas usadas.
Em todo o território nacional são mais de 400 pontos de coleta, incluindo parceiros da marca, como shoppings, hotéis, centros empresariais, supermercados, cooperativas e todas as lojas próprias. No primeiro trimestre de 2024, o programa registrou uma taxa de reciclagem de 23,6% em B2C (consumidores finais) e 26,3% em B2B (clientes corporativos, restaurantes, hotéis etc.).
A companhia também implementou medidas avançadas de logística reversa para seus clientes B2B nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Eles têm a opção de entregar suas cápsulas usadas à transportadora no momento que recebem um novo pedido, além de contar com os Recycling Cars, frota de veículos elétricos dedicados à coleta de cápsulas usadas, tornando o processo ainda mais eficiente e sustentável. Além disso, para facilitar ainda mais a reciclagem, os clientes e consumidores no geral podem enviar suas cápsulas usadas pelos serviços postais. Esse serviço é gratuito mediante a geração de um código no site da Nespresso. Todos esses serviços visam tornar o processo de reciclagem conveniente, acessível e de baixo esforço para os clientes e parceiros da Nespresso.
Depois de coletadas, as cápsulas são enviadas para o Centro de Reciclagem da marca, na Grande São Paulo, onde ocorre a separação mecanizada do alumínio e da borra de café. O alumínio é destinado para a indústria siderurgia, onde depois de tratado ganha novas vidas através de novos materiais. Já a borra do café é enviada ao programa Nespresso Hortas, transformando-a em adubo para o cultivo de hortas orgânicas de pequenos produtores da região de Parelheiros, São Paulo.
Inspirar ações coletivas
As diversas iniciativas em prática e seus resultados robustos possibilitou à Nespresso obter a pontuação mínima para ser certificada como Empresa B, comprovando o alto padrão de seu impacto social e ambiental. Ao aderir ao movimento B, a companhia consolida seu compromisso de promover ações positivas para a natureza e que resultem em uma sociedade mais inclusiva.
Prova disso é que, recentemente, a Nespresso se tornou signatária da ONU Mulheres, movimento criado pela Organização das Nações Unidas para unir, fortalecer e ampliar os esforços mundiais em defesa dos direitos humanos femininos.
A assinatura está em linha com as diretrizes de garantir o cuidado em todas as ações da marca, do grão à xícara. Ao se tornar signatária da ONU Mulheres, a Nespresso Brasil se compromete a fazer uma revisão das políticas internas e estabelecer uma força-tarefa com metas e objetivos bem definidos para tratar a equidade de gênero seguindo os padrões internacionais de trabalho e direitos humanos, mas atenta às especificidades e aos desafios regionais. Atualmente, das 365 colaboradoras na unidade brasileira, 60% estão em cargos de liderança de diversas áreas da empresa.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura