Nespresso – No Brasil, novos sabores para estimular expansão

10 de abril de 2015 | Sem comentários Consumo Torrefação

 Valor Econômico
02/04/15


O diretor de café da Nespresso, Karsten Ranitzsch, não esconde o entusiasmo ao degustar, diante de um pequeno grupo de jornalistas, o “Grand Cru” Dulsão, variedade de café da marca produzida exclusivamente com grãos da espécie arábica provenientes de Poços de Caldas (MG).


“Eu aprecio a qualidade do café de Poços de Caldas que compramos, bem como o da região do Cerrado”, diz, enquanto degusta a bebida numa taça especialmente fabricada para os cafés em cápsula da Nespresso.


Segundo a empresa, só 1% a 2% do café produzido no mundo atende às exigências em termos de aroma e sabor da Nespresso. O Brasil é, sem surpresa, o maior fornecedor para Nespresso.


Produtores de outros 10 países, incluindo Colômbia, Etiópia e Nicarágua, produzem especialmente para a companhia, ganhando de 10% a 15% a mais, ao participar do seu ”AAA Sustainable Quality Program”.


O que ocorre nesse caso é o círculo vicioso ainda comum no mercado internacional: o Brasil vende à Nespresso parte de seu melhor café, que é torrificado e colocado em cápsulas fechadas na Suíça para manter o aroma, e depois reexportado também para o Brasil.


Por que, então, não produzir cápsulas ao lado de fazendas de café no Brasil? A Nespresso responde que isso não faz sentido em termos empresariais, porque a maioria de suas vendas ainda está na Europa. E produzir as cápsulas em três locais na Suíça permite estar estrategicamente localizado no centro da Europa.


Em todo caso, a empresa considera o Brasil como um mercado de enorme potencial e informa que vai continuar a investir para expandir sua presença no país. Segundo a companhia, os consumidores brasileiros procuram cada vez mais experiências “gourmert”, incluindo café de alta qualidade.


Para acelerar o crescimento, a Nespresso informou que vai tanto expandir sua presença em novas áreas no Brasil, como também nas existentes, nos principais centros urbanos. Além disso, vai aumentar a comunicação sobre especificidades de seus “Grand Crus”.


Em 6 de abril, por exemplo, vai lançar sua edição limitada de Monsoon Malabar, uma cápsula de café inspirada na experiência do produto na Índia.


Das 410 butiques de Nespresso no mundo, 11 estão no Brasil – quatro em São Paulo; duas no Rio; e uma em Curitiba, Belo Horizonte, Campinas, Brasília, Ribeirão Preto -, com cerca de 400 empregados no total. (AM)

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