A Nespresso, filial da Nestlé especializada em café em cápsulas, mantém-se alheia à crise e à redução no consumo na Espanha, onde prevê crescer esse ano a um ritmo de dois dígitos e investir 10 milhões de euros (US$ 13,49 milhões) com a abertura de seis novas butiques que elevarão sua rede no mercado espanhol a 18 estabelecimentos.
O diretor geral da Nespresso Ibéria, Vincent Termote, destacou que a companhia manterá seu ritmo de aberturas ao longo dos próximos três anos, de maneira que entre 2010 e 2012, a previsão é somar outras 15 butiques nas principais cidades espanholas.
“O mercado espanhol está evoluindo muito bem e é um motor de crescimento”, disse ele, dizendo que a firma cresceu durante o exercício de 2008, apesar da conjuntura. A captação de novos clientes e a mudança nos hábitos dos consumidores, que tendem a sair menos, são alguns dos fatores que têm permitido que a firma tenha bom desempenho no atual contexto econômico. “As pessoas ficam mais em casa e querem um bom café”.
Na opinião de Termote, a Nespresso tem ainda um potencial de crescimento “bastante elevado” no mercado espanhol, onde esse ano abrirá butiques em Madrid (2), Zaragoza, Málaga, Alicante e Bilbao. Também estuda possibilidades em San Sebastián.
Em seu plano para os próximos anos, a Nespresso tem se fixado, entre outros objetivos, em reforçar sua posição de liderança no mercado espanhol – onde tem uma cota de 45% no mercado de máquinas de café; oferecer novos serviços ao consumidor e continuar com a promoção da marca. Termote também disse que a firma continuará contando com a imagem do ator George Clooney, que “tem ajudado a revelar o conhecimento do conceito”.