Companhia prevê investimento de 500 milhões de francos suíços até 2020 e defende que cada xícara de café Nespresso tenha um impacto positivo no mundo.
A Nespresso divulga nova estratégia de sustentabilidade intitulada The Positive Cup. O plano refere-se ao compromisso da companhia em criar valor compartilhado e prevê investimento de 500 milhões de francos suíços até 2020. O valor será destinado a melhorias nas condições de vida e trabalho dos produtores e ao desenvolvimento ambiental sustentável, desde o plantio do café até a sua extração na xícara.
The Positive Cup representa a evolução da antiga plataforma de sustentabilidade da marca e do programa AAA Sustainable Quality Program, que cumpriu seus objetivos estabelecidos até 2013 com sucesso. Agora, a Nespresso – que trabalha em parceria com a Rainforest Alliance e a Fairtrade International – quer garantir, entre outros objetivos, que todos os Grands Crus de linha permanente sejam compostos por cafés 100% sustentáveis; que a capacidade de coleta de cápsulas para reciclagem também seja expandida para 100%; e que a pegada de carbono da companhia seja reduzida em 10%.
A Nespresso vê no The Positive Cup uma oportunidade de engajar os Membros do Club a contribuírem efetivamente com o meio ambiente, especialmente quando se trata de reciclagem de cápsulas, uma responsabilidade partilhada. A companhia dedicará ainda, parte dos investimentos a um novo Fundo de Desenvolvimento Sustentável, que desempenhará um papel fundamental em projetos específicos, como o reestabelecimento do Sudão do Sul, importante país produtor de café.
Os objetivos e ambições do The Positive Cup:
O programa incorpora ambiciosas metas nas áreas de fornecimento de café e bem estar social; fornecimento, uso e descarte de alumínio e resiliência à mudança climática. Especificamente, até 2020 a Nespresso se compromete a:
Café – 100% de origens sustentáveis
– Receber 100% de sua escala permanente de cafés Grand Cru de forma sustentável por meio do AAA Sustainable Quality Program, expandindo significativamente o Programa na Etiópia, Quênia e Sudão do Sul, e investindo mais de CHF 15 milhões nesses países nos próximos seis anos;
– Auxiliar os agricultores a alcançar elevados padrões de certificação (na gestão da água, biodiversidade e tratamento justo dos trabalhadores, por exemplo) em parceria com a Rainforest Alliance e Fairtrade;
– Buscar soluções inovadoras para o bem-estar dos produtores, incluindo a expansão do Programa AAA Farmer Future, inicialmente por meio de um fundo de aposentadoria para os agricultores na Colômbia.
Alumínio – 100 % de alumínio geridos de forma sustentável
– Expandir a capacidade de coletar cápsulas de alumínio usadas para 100% onde a empresa tiver negócios;
– Fornecer 100% das cápsulas de alumínio, de acordo com o novo padrão da Aluminium Stewardship Initiative, a ser desenvolvido dentro de um programa multi-stakeholder liderada pela IUCN (International Union for Conservation of Nature).
Clima – 100% Carbon Insetting*
– Reduzir em 10% a pegada de carbono da companhia;
– Além disso, tornar-se 100% carbono neutro. A Nespresso planeja inserir o carbon footprint residual operacional e aumentar a resiliência do clima das fazendas por meio de um extenso programa agroflorestal.
* Definição de insetting: ao contrário da tradicional “offsetting”, onde a compensação de carbono ocorre em um local diferente usando atores não correlacionadas e atividades técnicas,” insetting ” integra compromissos sócio- ambientais no centro das atividades empresariais e as redes das empresas.