Nescafé é a primeira marca de café em todo o mundo a oferecer aos consumidores uma experiência de realidade virtual com imersão total, ao transportá-los para as lavouras de café do Brasil usando seus celulares e um visualizador desenvolvido pelo Google.
Depois de baixar o aplicativo Nescafé 360º, que está disponível para Android e iPhone, os consumidores podem inserir seus celulares em um visualizador de realidade virtual Google Cardboard com a marca Nescafé. Feito de papelão, o visualizador tem duas lentes que fornecem uma imagem telescópica.
Você pode virar sua cabeça em qualquer direção para ter a experiência de estar em uma lavoura de café no Brasil, especialmente filmada em três vídeos 3D acessíveis através do aplicativo, que mostram como o Nescafé Plan da Nestlé está ajudando seus cafeicultores a fornecerem café dentro de padrões de sustentabilidade, com melhor qualidade, mais produtividade e aumento de renda.
“Estamos transportando nossos consumidores para o Brasil, para mostrar-lhes nossos cafeicultores colhendo os grãos de café e, depois, secando-os ao sol”, disse Michael Chrisment, Diretor de Marketing Integrado Global deNescafé.
“É emocionante podermos nos conectar com a geração mais jovem de consumidores Nescafé, mostrando-lhes de onde vem o café e o que estamos fazendo para garantir uma cadeia de fornecimento sustentável. Esse lançamento também fortalece a reputação do Nescafé como uma marca pioneira na inovação digital”.
Versões não 3D dos vídeos também estarão disponíveis no YouTube.
O lançamento do Nescafé 360º é outro marco digital significativo para Nescafé, que recentemente se tornou a primeira marca global a levar seus sites locais e internacionais para o Tumblr, desenvolvendo uma posição sólida nas mídias sociais e construindo relações mais próximas com seus consumidores mais jovens.
No Brasil, diversas ativações serão realizadas ao longo das próximas semanas para a divulgação do aplicativoNescafé 360˚ e do Google Cardboard, assim como das demais iniciativas ligadas ao Nescafé Plan.
Nescafé Plan no Brasil
O programa Nescafé Plan foi iniciado no Brasil em 2011 e atualmente alcança 702 produtores, em 19 municípios do Estado do Espírito Santo. Por meio da iniciativa, a Nestlé fornece apoio aos agricultores, com capacitação, treinamento e acompanhamento técnico das propriedades rurais, orientando os produtores a implementar as práticas estabelecidas no código 4C (Código Comum da Comunidade Cafeeira), que incluem princípios nas dimensões social, ambiental e econômica.
Atualmente, todo o café adquirido pela Nestlé dos produtores que fazem parte do Nescafé Plan no Brasil é enviado para a fábrica de Nescafé em Araras (SP). A Nestlé trabalha para que, em médio e longo prazo, todos os seus fornecedores de café, inclusive para a nova fábrica de cápsulas Nescafé Dolce Gusto no Brasil, a ser inaugurada este ano em Montes Claros (MG), adotem algum padrão de sustentabilidade.
A iniciativa, criada para garantir a produção sustentável do café verde no longo prazo e assegurar a qualidade dos produtos Nescafé, está alinhada com a plataforma de Criação de Valor Compatilhado da companhia, que se baseia na premissa de que tão importante quanto gerar valor aos acionistas da companhia é gerar valor para as comunidades em que a empresa está inserida.