Nescafé Dolce Gusto lança porta-cápsulas produzido com material 100% reciclado

Cápsulas descartadas pelos consumidores nos pontos de coleta vão servir de matéria-prima para a resina plástica utilizada no novo acessório da marca

25 de julho de 2016 | Sem comentários Consumo Torrefação
Por: Da redação

São Paulo, julho de 2016 – NESCAFÉ Dolce Gusto, marca líder em sistemas de café espresso e pioneira no mercado brasileiro de máquinas multibebidas, anuncia o lançamento do seu primeiro produto feito com materiais 100% reciclados: o porta-cápsulas Renove. A novidade permitirá que as cápsulas descartadas pelos consumidores sejam reaproveitadas na própria cadeia, dentro do conceito de “economia circular”, no qual os resíduos se transformam em insumos para a produção de novos produtos. Com design prático e espaço para 16 cápsulas, o novo acessório será vendido a partir da próxima semana no site da marca para consumidores de todo o Brasil.

Para produzir o porta-cápsulas com materiais 100% reciclados, as cápsulas descartadas pelos consumidores em pontos de coleta de NESCAFÉ Dolce Gusto passam por um processo de extrusão e são transformadas em uma resina plástica, que pode ser utilizada como matéria-prima para produção de diversos itens.

Assim como em outros países onde está presente, a marca já iniciou a instalação de postos de coleta no Brasil, dando aos consumidores uma opção mais simples, já que as cápsulas podem ser descartadas por inteiro. Ainda em fase piloto, a coleta está disponível atualmente em cinco pontos no Estado de São Paulo – nas lojas Home&Cook Itaim Bibi, Itupeva, Mooca e São Bernardo do Campo e no SEB Comercial Pompéia. NESCAFÉ Dolce Gusto está trabalhando na expansão gradual da rede de coleta, para atender um maior número de localidades, e na conscientização dos consumidores para um descarte correto. É importante destacar também que as cápsulas de NESCAFÉ Dolce Gusto possuem todos os seus componentes recicláveis. Para isso, é necessário separar o plástico, o alumínio e o conteúdo orgânico.

SUSTENTABILIDADE AO LONGO DA CADEIA

O lançamento do porta-cápsulas feito de materiais 100% reciclados faz parte do compromisso de NESCAFÉ Dolce Gusto e da Nestlé com o uso sustentável dos recursos e preservação do meio ambiente, desde a produção de matérias-primas e fabricação dos produtos até sua distribuição e consumo.
A Nestlé desenvolve um extenso trabalho ao longo da cadeia, começando no campo. Por meio do programa NESCAFÉ Plan, a empresa busca fomentar o desenvolvimento de produtores locais para a adoção de um padrão de produção, atendendo especificações de sustentabilidade. O padrão escolhido dentro do programa é o Código Comum da Comunidade Cafeeira (4C).

Na nova fábrica de cápsulas NESCAFÉ Dolce Gusto, em Montes Claros (MG), a Nestlé utiliza o conceito “Triplo Zero”: 0% Resíduo, 0% Emissão de Carbono e 0% Água. Neste modelo de operação, nenhum resíduo é enviado a aterros. Além disso, a água utilizada na fábrica é proveniente de reuso e tem como origem o volume extraído durante o processamento de leite na fábrica de Leite MOÇA, localizada no mesmo terreno. Os resíduos provenientes da limpeza do café vão para compostagem e sobras de matérias-primas de cápsulas e embalagens são recicladas ou usadas para a geração de energia em outras indústrias.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.