Nature destaca trabalho de Paulo Mazzafera em matéria sobre café descafeinado

[21/3/2012] “Paulo Mazzafera retirou um pequeno disco de uma folha de café verde e cerosa, do tamanho de uma ervilha , em seguida, colocou o disco em um pequeno frasco com uma mistura de clorofórmio e metanol para o dissolver. Mais tarde, carregou o extrato, juntamente com 95 outras amostras, em uma máquina de cromatografia líquida de alto desempenho a qual separa cada componente químico. Quando o fisiologista de plantas voltou ao seu laboratório na Universidade de Campinas no Brasil na manhã seguinte, ele começou a examinar os resultados.


Observando os cromatogramas um após o outro ele examinou o pico representando a cafeína. Em uma das plantas, ela não estava presente”.


O texto acima é parte da matéria “Biotecnologia vegetal: Faça-o descafeinado”, publicada na edição de 14 de março de 2012 da revista Nature.  O artigo cita as pesquisas de Mazzafera nessa área, bem como de outros cientistas em vários países, que por meio de diferentes métodos, abordaram o mesmo tema. O café descafeinado  detém um grande mercado mundial, o que tem motivado pesquisas na área.
 
Unicamp

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.