Márcio Rodrigues
Maior produtor de açúcar orgânico do mundo, o Grupo Balbo , detentor da
marca Native, dá continuação ao projeto de internacionalização da marca. Dessa
vez, o alvo são os norte-americanos. Há dois meses a empresa vem comercializando
seus produtos (açúcar, café e suco de
laranja) para a rede Wholefoods Supermaket . Segundo a direção da empresa, a
fase é de conhecer o consumidor dos Estados Unidos, uma vez que o objetivo do
grupo Balbo é atingir até 12 redes de supermercados naquele país.
“Nosso
projeto de internacionalização da marca começou há três anos na Coréia. Hoje
nossos produtos são distribuídos em mais de 300 lojas. Depois iniciamos um
trabalho na Espanha e agora já temos distribuição em mais de 100 lojas. Na
Alemanha, nosso trabalho está sendo realizado em escritórios”, explica o diretor
agrícola da Usina São Francisco e diretor comercial da Native, Leontino Balbo
Júnior. O grupo negocia há cerca de três meses o inicio dos embarques também
para o mercado japonês.
Responsável pela produção de 35 mil toneladas de
açúcar orgânico — um terço da demanda mundial pelo produto — o grupo pretende
fortalecer ainda mais a marca Native no mercado interno. “Há dois anos, 95% do
nosso faturamento era oriundo das exportações. Hoje, 84% vêm dos embarques
enquanto outros 16% são de vendas internas. Nosso objetivo é igualar essas
margens”, afirma Balbo.
Para isso, além do açúcar, café, suco de laranja e mais recentemente o
achocolatado orgânico, o grupo pretende lançar em 2006 outros três produtos com
a marca Native. “Ainda não posso revelar quais serão esses produtos, mas nossa
intenção é completar a mesa do café da manhã do consumidor.”
Mesmo
sem o lançamento dessa nova linha, Balbo, que não revela números da empresa,
afirma que o crescimento das vendas no mercado interno foi de 45% em relação à
2004. Já os embarques cresceram 35%. “Mesmo sobre uma base pequena, o nosso
crescimento foi muito bom. Cerca de 90% do açúcar que exportamos é a granel, mas
diante dos nossos projetos, pretendemos ampliar e fortalecer a marca Native”,
diz ele. Atualmente, os produtos Native são distribuídos em mais de quatro mil
lojas no Brasil. “Desde 2000, só em promoção para degustação do café orgânico em supermercados, investimos
US$ 2 milhões. No entanto, acredito que uma maior preocupação da população com a
saúde tem ajudado no crescimento”, avalia.