Não tome este café no trabalho

7 de setembro de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo

Os encorpados coquetéis feitos com bebidas fortes são ótimos para namorar no frio


Alline Dauroiz – O Estado de S.Paulo


 – Não pense neste cafezinho como um estimulante para começar o dia, ou como desculpa para fugir da mesa de trabalho. Falamos aqui de sua combinação com álcool, de drinques encorpados, de altos teores – pouco recomendados para o café da manhã e, ainda que desejados em certas reuniões, um tanto malvistos no escritório.


As receitas hoje não se restringem ao tradicional Irish Coffee – café, uísque e chantilly. Invenções que vão dos hot drinks a caipirinhas de café incrementam cardápios de cafeterias, bares e restaurantes paulistanos. O barman Célio Freitas, de 41 anos, do Baretto, explica que essas bebidas não são para toda hora. Mas caem muito bem nos dias frios, são consideradas ótimos digestivos e aconselhadas para acompanhar sobremesas.


Combinar café e álcool também pode render horas sem sono. ””A mistura de cafeína e álcool é um verdadeiro estimulante físico e cerebral””, explica Marcelo Babinski, de 30 anos, barista do Santo Grão .


O desafio está em fazer o casamento perfeito entre as bebidas. Para o barista do Oscar Café Guilherme Sartori, de 22 anos, qualquer mistura com café é muito sensível. ””É preciso treinar mil vezes, até acertar a mão””, exagera. Ele explica que o importante para o bom resultado do drinque é usar um café denso, com aroma mais doce, além de privilegiar o espresso em vez de café de coador. ””O álcool neutraliza um pouco o gosto do café. Quanto menos aguado e mais concentrado, mais predominante será o sabor.””


A opção pelo espresso é unânime entre os especialistas. ””A pressão da água nas máquinas faz o café liberar seus óleos e açúcares essenciais””, explica o barista do Havanna Café Gabriel Pavan, de 20 anos, criador do drinque El Mariachi. Para fazer coquetéis com café de coador é preciso dobrar a quantidade de pó, para que fiquem fortes. A escolha do grão também faz diferença. A preferência dos profissionais é pelo café especial (gourmet), com grãos 100% arábica, da chamada categoria mole, adocicada e menos ácida.


Fundamental também é saber definir a hora para consumir os drinques. A dica de Célio Freitas é pedi-los após o jantar. ””É bom para quem quer esticar a noite, ficar bem acordado, namorar.”” Sartori, do Oscar Café, concorda. ””Já vi muito casal pedir o Prada (conhaque, vinho do Porto, noz-moscada e chantilly). Deve ser mesmo estimulante.””



DO MENOS AO (HIC!) MAIS ALCOÓLICO


Café Prada (Oscar Café)
Ingredientes: Café espresso duplo (80ml); 15ml de vinho do Porto (20°GL); 10ml de conhaque (40°GL); chantilly e noz-moscada ralada na hora. Preparo: Aqueça uma taça tipo Irish Coffee) com água quente. Depois, coloque o conhaque, o vinho do Porto, o café bem fresco e quente. Complete a taça com chantilly – não muito, só para formar uma coroa no drinque. Por último, polvilhe a noz-moscada para decorar.
El Mariachi (Havanna Café)
Ingredientes: Ristretto duplo (40ml de café espresso); 1 pacote de polpa de cacau; 40ml de tequila (38°GL); 5ml de Malibu (21°GL); 2 bolas de sorvete de creme; Nutella para decorar. Preparo: Bata todos os ingredientes na coqueteleira ou no liquidificador. Decore a borda do copo com Nutella.


Iced Irish (Santo Grão)
Ingredientes: 50ml de uísque irlandês (40°GL); 4 bolas de sorvete de creme; 50ml de café espresso gelado; 30ml de xarope de baunilha. Preparo: Coloque os ingredientes em um copo e bata com o mixer. Sirva em taça de vinho branco.
Café Parisiense (Baretto)
Ingredientes: 4 cubos de gelo; 80ml de café espresso frio; 30ml de brandy (40°GL); 20ml de licor de laranja (40°GL); uma col. (chá) de açúcar; chantilly; raspas de laranja e uma folha de hortelã. Preparo: Bata na coqueteleira o gelo, o café, o conhaque, o licor e o açúcar. Coloque em taça de vinho branco e complete com o chantilly. Decore com as raspas de laranja e a folha de hortelã.


Metrópole (D.O.M)
Ingredientes: 40ml de vodca; 10ml de grappa (45°GL); 1 col. (chá) de açúcar; 15ml de café espresso. Preparo: Bata na coqueteleira a vodca, a grappa e o açúcar. Em uma taça de Dry Martini gelada coloque o café e a mistura. O café ficará no fundo da taça.


Espresso Martini (Oscar Café)
Ingredientes: 50ml de vodca (40°GL); ristretto duplo (2 espressos curtos, 40ml); 15ml de licor de café (26,5°GL); 5 pedras de gelo. Preparo: Bata na coqueteleira a vodca, o licor, o café e o gelo, até ficar cremoso.


Café Caliente (Nice Cup)
Ingredientes: 35ml de café espresso quente; 70ml de conhaque Courvoisier (40°GL); 2 cravos; 1 col. (sopa) de melaço de café; noz-moscada e canela em pau para decorar. Preparo: Coloque o café, o conhaque, os cravos e o melaço num copo. Vaporize na máquina de café espresso. Polvilhe noz-moscada e adicione a canela em pau.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.