Há três anos trabalhando no Museu dos Cafés do Brasil, José Rodrigo Costa Bueno, de 24 anos, prepara-se para ministrar pela terceira vez o curso de Barista da instituição, que começa na quarta-feira. Ex-barista e gerente da Cafeteria do museu, Bueno agora tem missão exclusiva de preparar mão-de-obra de qualidade para a comercialização da bebida.
Bueno, que começou a trabalhar na cafeteria instalada no prédio da bolsa cobrindo folgas dos funcionários, é hoje assistente do Centro de Preparação do Café (CPC) do museu, setor que foi recentemente remodelado à imagem do CPC do Sindicafé, na Capital.
Mas para passar de barista a professor, Bueno frequentou muitas aulas no próprio CPC do Sindicafé. ‘‘A cada dia em que se trabalha com café se aprende algo novo’’.
Segundo ele, a intenção com o CPC do museu é fornecer cursos de forma constante. O que começa na quarta-feira vai até sexta-feira, sempre das 9h30 às 16 horas, com nova turma entre os dias 26 e 28. De acordo com Bueno, a cada edição são oferecidas oito vagas e, em caso de muitos interessados, grupos especiais poderão ser formados.
O assistente do CPC explica que o curso é voltado para empresários que vão abrir cafeterias ou para quem quer trabalhar como barista. Além disso, já há casos de admiradores do café que não têm relação profissional com o produto e que se inscreveram só para aumentar o conhecimento sobre a bebida.
A inscrição para o curso custa R$ 300,00, com o pagamento sendo feito em até duas vezes. As aulas começam com a parte teórica, com a história do café, o cultivo no Brasil, seus tipos e valores.
Em seguida, o curso mostrará aos alunos as cafeteiras domésticas e a degustação dos cafés do tipo gourmet (grãos selecionados), superior e tradicional. Depois, haverá o treinamento na cafeteria do museu, onde todos aprenderão os pontos de torra. O último passo será a máquina de expresso — como limpá-la, manuseio, como tirar café curto, carioca ou expresso comum, vaporização do leite para o capuccino e até o capuccino desenhado com leite na xícara.
Os interessados devem ligar para 3219-5585 ou 3219-8348, de terça a sexta-feira, das 9h30 às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. O museu fica na Rua XV de