Museu do Café realiza degustação e apresentação de Live Cinema para o Dia Internacional do Café
Atividades sensoriais são gratuitas e acontecem nos dias 14 e 18, respectivamente
Para celebrar o Dia Internacional do Café, comemorado no dia 14 de abril, o Museu do Café, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, preparou duas atividades sensoriais gratuitas com o intuito de aproximar ainda mais as pessoas da bebida. No dia 14 acontece uma degustação e harmonização de cafés e doces no bairro do Gonzaga, em Santos e, no dia 18, o equipamento cultural promove um Live Cinema com o VJ Eduardo Ricci.
No dia 14 as atividades têm início com a harmonização de cafés e doces no Boulevard Othon Feliciano com a Avenida Ana Costa, no bairro do Gonzaga, em Santos. A ação visa desenvolver a percepção sensorial do público quanto aos sabores de três diferentes tipos de café combinados com três tipos de doces. Todos os cafés serão preparados na hora e, na sequência, os presentes poderão provar os doces que harmonizam com o tipo de café. Ao mesmo tempo, um barista do Museu explicará sobre as características de cada grão e os distintos modos de preparo.
O café Chapadão do Ferro, da região do Cerrado de Minas Gerais, será extraído no método french press (francesinha – café prensado) e harmonizado com pedaços de bolo tiramisù, realçando a incidência do gosto do chocolate amargo. Já o café Alta Mogiana, de São Paulo, será extraído no método clever (café filtrado por infusão) e harmonizado com carolinas de chocolate, o que realçará o gosto do chocolate. Por fim, o barista irá preparar o Café Sul de Minas, também de Minas Gerais, utilizando o método Hario (café filtrado de maneira simples), e harmonizará com carolinas de limão, para que o público sinta o gosto cítrico do limão de maneira mais acentuada.
Fechando a programação, no dia 18, o VJ Eduardo Ricci vem ao museu com o Live Cinema “Café Aroma Cine – Cultura em instantes de vida…”. A ação consiste em uma performance audiovisual interativa que aborda a cultura do café a partir do seu aroma e sabor e também da estética do cinema. Durante o evento serão oferecidos, de forma sinestésica, diferentes tipos de café, com edição ao vivo de Liquid Light Show e paisagem sonora específica, criando um ambiente imersivo e proporcionando ao espectador as sensações causadas ao degustar café com exibição de cenas de filmes relacionados aos aromas servidos. A atividade conta com 40 vagas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail museudocafe@museudocafe.org.br.
O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 6, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.
Serviço
Programação Dia Internacional do Café
Degustação e harmonização de cafés e doces
Data: 14/04
Local: Boulevard Othon Feliciano com a Avenida Ana Costa – Gonzaga – Santos
Horário: das 12h às 14h
Preço: Grátis
Live Cinema “Café Aroma Cine – Cultura em instantes de vida…”
Data: 18/04
Local: Museu do Café
Horário: 16h
Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro – Santos
Preço: Grátis
Inscrições: museudocafe@museudocafe.org.br