Com a tecnologia, será possível conhecer detalhes e curiosidades das três telas do pintor paulista via smartphones, tablets e navegadores convencionais
O Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, lança, nesta quarta-feira (9), um WebApp sobre as três telas do famoso pintor paulista Benedicto Calixo. Por meio da tecnologia, é possível conhecer detalhes sobre as pinturas, identificar personagens históricos e saber mais sobre as construções presentes nas obras. O aplicativo está disponível no endereço www.museudocafe.org.br/calixto, e pode ser acessado por meio de smartphones, tablets e navegadores convencionais.
Utilizar o aplicativo é bastante fácil e intuitivo. Na página inicial, é possível conferir a disposição das telas exatamente como posicionadas no Salão do Pregão do Museu do Café. À esquerda, situa-se a tela “O Porto de Santos em 1822 – Visto da Ilha Brás Cubas”; ao centro, o tríptico “A Fundação da Vila de Santos – 1545” e, à direita, “O Porto de Santos em 1922 – Visto do Morro do Pacheco”. Ao escolher uma das obras para investigar, o app disponibiliza a opção de zoom e, automaticamente, é possível visualizar indicações numeradas dos principais detalhes de cada pintura. Outra possibilidade é navegar diretamente pelas legendas, que estão categorizadas por: moldura, construções e personagens. Ao clicar nos títulos de cada legenda, o usuário tem acesso ao conteúdo explicativo correspondente.
O conjunto de telas procura ilustrar as transformações econômicas, urbanas e políticas que a cidade de Santos passou, identificando o protagonismo da história paulista como impulso ao desenvolvimento nacional. O pintor e historiador Benedicto Calixto é considerado um ícone da arte paulista, e por isso foi convidado para executar os painéis decorativos do Salão do Pregão, espaço mais nobre do edifício da Bolsa Oficial de Café, onde aconteceriam as negociações para definir as cotações diárias das sacas de café. As molduras, no estilo renascentista, foram esboçadas e idealizadas por Calixto, executadas pelo artista Ângelo Guido e apresentam exemplares da fauna brasileira como esquilos e pássaros diversos.
O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.