21/11/2013 – 14h17
São Paulo, 21 – O Museu do Café, instalado no Centro Histórico de Santos (SP), vai apresentar a exposição “50 anos da Organização Internacional do Café (OIC)”, de 05 de dezembro até 31 de março de 2014. O objetivo é destacar a importância e a trajetória da entidade ao longo dos anos.
Nesses 50 anos, a OIC se tornou um órgão de cooperação entre países produtores e consumidores de café, com grande representatividade no cenário mundial. Desenvolveu papel fundamental na estabilidade do mercado, por meio da administração dos Convênios Internacionais do Café. Hoje, trabalha com o objetivo de fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável.
A exposição trará itens que estão diretamente relacionados com a atuação da indústria cafeeira, como sacas de café de diversos países e convênios assinados por representantes de várias nações. A mostra também irá disponibilizar trechos de entrevistas do projeto de história oral do Museu, em áudio e vídeo, de personalidades ligadas à corretagem e exportação e, como destaque, o depoimento do ex-ministro Delfim Netto. Complementando o discurso narrativo, imagens de marcos históricos – como a quebra da Bolsa em 1929, propagandas do Instituto Brasileiro do Café (IBC), Guerra do Vietnã, entre outros – contextualizam pelo viés político e econômico, a trajetória da OIC no século 20.
O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Mais informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.
Fonte: Agência Estado