Museu do Café completa aniversário com público crescente

Por: ClickLitoral

Um dos principais atrativos do Centro Histórico, o Museu do Café completa hoje (quinta, 12) seu 11° aniversário de instituição. O espaço, que permite ao visitante um mergulho nas curiosidades do café e tempos áureos da exportação do produto, registra a cada ano aumento do público, com visitantes de diversas partes do país e do mundo. Na comparação entre as duas últimas temporadas de verão o incremento foi de 23%, 14.917 pessoas (2008-09) contra 12.110 (2007-08). Somente em fevereiro deste ano, foram 4.254 visitantes, sendo 832 turistas de fora do Brasil, o que representa um estrangeiro a cada cinco visitantes.


O Museu do Café conta com acervo de mais de 2 mil itens, entre fotos, bonecos, objetos e produtos, distribuídos em três andares da Bolsa Oficial de Café. O espaço abriga a exposição permanente ‘A Trajetória do Café no Brasil’ e atualmente as temporárias: ‘Café e a Imigração Japonesa no Brasil’ e ‘A Trajetória das Correntes Imigratórias no Brasil’. “O diferencial do museu está no fato de, além das exposições, o próprio edifício (inaugurado em 1922) ajudar a contar a história do café”, conta a coordenadora do Museu, Marjorie Carvalho.


Uma das principais atrações é o boneco que reproduz o estivador Jacinto, figura conhecida no Porto de Santos no início do século XX, pela capacidade de levantar sacas de café, onde muitos visitantes fazem questão de tirar foto. Outro destaque é a Sala dos Pregões, no térreo do prédio, que já foi cenário para gravações de diversas telenovelas e filmes.


Pela primeira vez visitando o local, por indicação de uma amiga santista, o casal carioca Geraldo Cortejiano, 78 anos, e Sônia Thurler, 62, aprovou as instalações e levou uma boa recordação da cidade. “O local é espaçoso e bem cuidado e a exposição é bastante ilustrativa”, destaca Geraldo, que é oficial de marinha mercante e já esteve em Santos outras vezes. “É um passeio cultural e uma oportunidade para conhecer a história”, ressalta sua esposa.


FUNCIONAMENTO – O Museu está localizado na Bolsa Oficial de Café, à Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 10h às 17h. Os ingressos custam R$ 5,00. Estudantes e idosos acima de 60 anos pagam meia-entrada (R$ 2,50).

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.