Mundo de Descobertas Uma feira para você conhecer os avanços científicos e tecnológicos,

Por: Correio Braziliense

inclusive um dos experimentos que o astronauta Maros César Pontes levou para o espaço

Este mês, o Brasil entrou no pequeno grupo de países que enviaram astronautas ao espaço. Um avanço, não foi? Na missão, o coronel Marcos César Pontes realizou oito experimentos de instituições de pesquisas e escolas brasileiras. O resultado de uma das pesquisas – a germinação de semente de uma arvore nativa do cerrado – pode ser visto por você na quinta edição da exposição Ciência para a vida, que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) abre na próxima segunda-feira. Na mostra será apresentado tudo o que os cientistas fazem nos laboratórios da empresa para melhorar a qualidade da produção de alimentos.

Há uma programação especial para as crianças, com apresentação de peças teatrais, lançamento de livros e exposições interativas. Como a Embrapa produz alimentos diferentes, será possível provar alguns deles, como a mandioca, trigo, balas, biscoitos de berinjela, geléias, pães e muitas outras delicias. As crianças também poderão conhecer um mini galinheiro, um aquário com caranguejos e camarões de verdade e até uma colméia transparente cheia de abelhas sem ferrão. .Ainda tem uma brincadeira supermoderna: é só colocar um boné especial e passar por um caminho de palha que um chip informara o peso, idade e nome da criança.

Na Vitrine Tecnológica estarão expostos os resultados de quase 400 pesquisas sobre plantas e animais encontrados na Região Centro-Oeste. Os vegetais foram plantados lá em formatos especiais, que lembram monumentos de Brasília, como a Ponte JK, a Torre de TV e o Museu Nacional de Brasília.

TUDO ISSO PODE SER VISTO DE GRAÇA, DE SEGUNDA A DOMINGA DAS 10H ÀS 22H. A SEDE DA EMBRAPA FICA NO FINAL DA W3 NORTE, NO PARQUE ESTAÇÃO BIOLÓGICA S/N°. AS ESCOLAS QUE QUISERERM MARCAR VISITAS PODEM LIGAR PARA 3448-4227.

Sementes no espaço
As sementes da arvore gonçalo-alves, nativas do cerrado, que foram com o astronauta Marcos Pontes em sua viagem espacial estão de volta. Elas germinaram mais rápido quando estavam em órbita do que quando foram plantadas na terra. Essa foi a primeira vez que uma espécie tropical foi testada no espaço, e foi visto que, mesmo em microgravidade, a planta cresceu com saúde.

Plantas do futuro
Apresentação de 149 plantas encontradas na Região Centro-Oeste, divididas em aromáticas, forrageiras, fruteiras, medicinais e ornamentais.

Aromas de café
Durante o processo de tratamento do café, parte dos aromas da semente são perdidos, mas existe uma técnica para recuperá-los. A chamada pervaporação também ajuda na fabricação de guloseimas à base de café, como balas, bombons e sorvetes.

Hidroconservador
O armazenamento de vegetais frescos é um processo delicado, porque os legumes e hortaliças são muito frágeis e estragam facilmente. Com a técnica da hidroconservação, os produtos embalados são colocados em um líquido para ter um
maior tempo de validade.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.