Nos últimos cinco anos, o consumo interno de café cresceu 25%. De acordo com a ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de café), a entrada do grão gourmet no cardápio do brasileiro é bastante responsável pelo aumento dos adeptos da bebida. Prova disso é a torrefadora café do Centro, especializada em cafés gourmet, que registrou somente em 2007 um crescimento de 40%. E a mudança na hora do cafezinho veio impulsionada pelas mulheres: são elas que lideram a preferência deste tipo de café.
Segunda bebida mais consumida pelo brasileiro “€” só perde para a água “€” o café sempre foi um dos carros-chefe da economia nacional. Mas nos últimos anos, o cenário se tornou favorável para a consolidação do café gourmet: “€œHomens e mulheres consomem café gourmet, porém uma boa parcela das mulheres que não tomavam café pelo falta de qualidade, pelo excesso de amargor da bebida, passaram a consumir café gourmet na forma de café expresso.â€, comenta Rodrigo Branco Peres, diretor do café do Centro. Ainda de acordo com Rodrigo, o café gourmet é responsável pelo aumento do consumo de café fora de casa. “€œIsto explica a profusão de redes de cafeterias no Brasil e no mundo.â€, afirma.
Dados da ABIC confirmam a declaração. Para 2008, em relatório divulgado no site da associação, a expectativa é de que o setor de cafeterias continuem em ascensão. Grandes redes, vindas de fora, ou marcas nacionais, devem continuar galgando espaços dentro do país. Certamente, de olhos abertos no público feminino.
O café gourmet é um grão de origem arábica, reconhecido pela excelente qualidade, obtida por um conjunto de pormenores que abrangem desde o cultivo da planta à forma de preparo da bebida, possibilitando a obtenção de um café especial. Os cafés gourmet são como o vinho: dependem da região de onde vêm e da forma como são cultivados para que sejam classificados e apreciados.
Fonte: Vendedor Profissional