“Mulheres fazem a diferença na lavoura de café e merecem homenagem de evento como forma de valorizá-las”
Como sabemos, o papel da mulher na lavoura é de suma importância. Em geral, encarregadas da secagem do café no terreiro, elas fazem o trabalho mais complexo na produção do café especial. Uma secagem bem feita com o café virado de hora em hora garante total qualidade ao café em questão e o faz diferenciar-se na degustação, possibilitando assim um produto de melhor qualidade, com maior valor potencial de mercado e um reconhecimento da produção por parte dos compradores e exportadores.
Pensando nisso, o Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas, presta homenagem a duas cafeicultoras, a Sra. Audília de Fátima Vitorino Barzagli e Sra. Edivânia Zanetti Dias. Mulheres que fazem a diferença no trabalho da lavoura e produzem um café de alta qualidade, conciliando o serviço do campo com o cuidado dos filhos, netos e casa.
Dona Dila, como é conhecida a Sra. Audilia, se tornou cafeicultora quando se casou com Sr. Osmar de Jesus Barzagli, “cafeicultor de nascença”, como dizem no campo. Com o marido cuidava da lavoura e ajudava na venda dos cafés produzidos na terra da família. Teve dois filhos que cresceram aprendendo sobre o cultivo do café e hoje também são cafeicultores. O café faz parte da história da família e não medem esforços no cultivo deste grão de bebida especial!
Já a Sra. Edivânia vem de família de cafeicultores, pais e avós sempre tiveram lavoura de café e cresceu aprendendo os ofícios do campo. Casou-se Com Weber Dias, também cafeicultor e desde então construíram a família na produção do café. Edivânia cuida do terreiro do café e divide seu tempo com o cuidado dos filhos que ainda não ajudam efetivamente na lavoura, mas que já mostram interesse e começam a aprender as atividades do campo. Tendo sido um dos vencedores do Concurso do ano passado, Weber, seu marido reconhece: “Essa vitória é da minha esposa, ela quem cuidou do café no terreiro e virou os grãos com todo cuidado, garantindo essa bebida vencedora!”.
Ambas são mulheres trabalhadoras e que tomaram gosto no cultivo do café, ajudam os maridos e conciliam o trabalho pesado do campo e do terreiro com as obrigações de mãe e de dona de casa. Preocupadas com a produção do café de excelente qualidade elas garantem o diferencial do produto da família. É com muita satisfação que a organização do 7° Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas homenageia estas duas mulheres do café!
Nesta edição, além das homenagens às mulheres, teremos uma programação também voltada para elas. Palestras e Workshops serão destaques na programação do evento. A presença da Confraria do Café do Sul de Minas também marcará presença no evento oferecendo um workshop com receitas usando café como principal produto!
Fique atento às datas! As inscrições do Concurso abrem dia 11 de Agosto e contará com uma Coletiva de Imprensa no Espaço Spress Café, às 10 horas, onde serão convidados autoridades, imprensa, organizadores, homenageadas, patrocinadores e interessados no evento. A grande final com premiação e leilão será dia 11 de Outubro, na CaféPoços! O evento conta com o patrocínio de Atilla Torrefação, Carmomaq e Yoorin Fertilizantes. Com o apoio da Volcano Origin Coffees e Confraria do Café do Sul de Minas. Apoio de Mídia da Café Editora e Café Point. Mais informações, acesse o site: www.cafesespeciaispocosdecaldas.com ou ligue 35-3697-1551, GSC Eventos Especiais.