A frente fria segue afastada no oceano, mas ainda favorece a formação de um corredor de umidade desde a Amazônia até as áreas mais centrais do país.
A expectativa ainda é de chuva de forma generalizada sobre as áreas produtoras de café. O período de colheita já terminou, mas os produtores seguem de olho no desenvolvimento da próxima safra, contando com a chuva para manter a manutenção da umidade do solo.
Em áreas do sul mineiro, a disponibilidade hídrica do solo está elevada, com índices acima de 90%, enquanto que no Espírito Santo, a umidade do solo está abaixo dos 50%. Para essa semana, a previsão é de muita chuva na região, com acumulados que podem passar dos 70mm.
Forte instabilidade em parte do Brasil
Nesta terça-feira (16/10), a instabilidade mais significativa se concentrará na faixa oeste do Nordeste, GO, TO, leste de MT, MG, ES e norte de SP. Em pontos isolados do AP, PA, AM, MS e PR ocorrerão pancadas de chuva a partir da tarde.
16/10/2018:Em grande parte do centro-norte, sul e sudeste de MG e do ES o dia será de muitas nuvens e pancadas de chuva localizadas e fortes. No norte do RJ, litoral do ES e litoral paulista o dia será de chuva isolada. No leste de SP e centro-sul do RJ o tempo ficará nublado com possibilidade de chuva. Nas demais áreas da região o dia será de aberturas de sol, variação de nuvens e pancadas de chuva à tarde. Atenção para o aviso meteorológico em grande parte do centro-leste, noroeste de MG e oeste do ES, onde as chuvas serão localmente fortes e intensas, podendo ter ocorrências de queda de granizo, vendavais e tempestades de raios. Temperatura estável.
17/10/2018:O dia será possibilidade de pancadas de chuva à tarde no centro-oeste e norte de SP, oeste de MG e litoral nordeste do ES. No norte do ES o dia será nublado. No sul e centro-norte de MG o dia será nublado com fortes pancadas de chuva. Nas demais áreas da região o dia será de aberturas de sol, variação de nuvens e pancadas de chuva à tarde. Temperatura estável.
CPTEC/INPE/MCTI