Mudanças nas regras para o transporte de trabalhadores rurais no Espíritop Santo

A  Faes (Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo) e lideranças de  agricultores se reuniram com a Diretoria de Transportes do DER-ES  (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Espírito Santo) para  ajustar as regras para o transporte dos trabalhadores rurais em rodovias  estaduais de modo que atenda ao produtor e não inviabilize o processo  produtivo.


Em  função disso, o DER-ES publicou no Diário Oficial uma Instrução Normativa com  as recomendações de segurança para a utilização de veículos de transporte de  cargas no transporte coletivo de trabalhadores rurais, estabelecendo uma  série de normas de segurança que deverão ser seguidas pelos produtores  rurais.


A  partir da publicação da Instrução Normativa os produtores poderão adaptar veículos  com carroceria, tais como caminhões e caminhonetes, para transportar os  trabalhadores rurais, desde que sigam as regras definidas pelo DER.


Continua  proibida a utilização de veículos basculantes e boiadeiros para o transporte  de trabalhadores rurais. Paralelo à fiscalização, o DER-ES fará um trabalho  educativo para conscientizar os produtores quanto a necessidade de adequação  dos veículos às regras, de modo a garantir a segurança e o conforto dos  passageiros.


Regras de segurança


1. Manter  o veículo em perfeitas condições de funcionamento, com manutenções  periódicas;


2. Os  pneus do veículo deverão estar em bom estado de conservação, e, em hipótese  alguma, utilizar pneus recauchutados na dianteira;


3. Não  transportar ferramentas de trabalho junto com os trabalhadores, devendo  guardá-las em compartimentos próprios;


4. O  número máximo de pessoas transportadas deverá respeitar o limite de  aproximadamente três pessoas por m²;


5. O  veículo deverá estar adaptado com bancos com encosto fixado na estrutura da  carroceria;


6. A  carroceria deverá ter guarda-corpo alto em todo o seu perímetro em material  de boa qualidade e resistência estrutural;


7. Utilizar  carroceria coberta com material com estrutura resistente;


8. Os  documentos de uso obrigatório do veículo e do condutor deverão estar em  situação regular.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.