A cultura do café, que marcou profundamente a história e o desenvolvimento de Londrina, tem chamado a atenção de estudantes e visitantes para a Exposição “Ferrovia e Café”, que fica montada até o final deste mês, no Museu Histórico de Londrina. A mostra tem recebido um público de até 350 pessoas diariamente, curiosas por conhecer ou rever imagens das décadas de 1930 a 1960. São fotografias que mostram, por exemplo, a chegada da ferrovia no período cafeeiro e a interferência da cultura na vida dos primeiros habitantes de Londrina.
A exposição ocupa as três salas da Galeria de Mostra Temporária do Museu. Percorrendo estes espaços o visitante poderá ver fotografias do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC), imagens dos anos 1950 e 1960.
As fotos são do engenheiro agrônomo Armínio Kaiser, que retratou a cultura cafeeira da região. A exposição também exibe o acervo do Museu Histórico e da Cooperativa Integrada, com fotografias e equipamentos usados para classificação do café.
O visitante tem procurado a mostra para ver fotos dos
anos 1950 e 1960, além de equipamentos que ajudam a
contar a história da cultura cafeeira em Londrina
Segundo Amauri Ramos da Silva, organizador da mostra, por meio das imagens e objetos, os visitantes podem fazer parte, por um instante, da história marcou Londrina.
Importância
Para se ter uma dimensão da importância do café para a cidade, na década de 1930 Londrina experimentou um alto índice de crescimento populacional e econômico amparado inicialmente pela plantio e comercialização do grão. Foi nesta época que a cidade ganhou o título de “Capital do Café”.
Serviço
A mostra “Ferrovia e Café” pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30, e das 14h30, às 17h30. Sábado e domingo, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17h. A entrada é gratuita.