Mistura é feita a partir de cafés finalistas de concursos de qualidade.
Visitantes podem experimentar tipos diferentes do produto em Três Pontas.
Em meio às muitas máquinas expostas e negociadas na Expocafé, em Três Pontas(MG), os sabores e aromas do café não podem ficar de lado e chamam a atenção dos visitantes. No estande da Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais), diversas misturas, ou blends, são oferecidos para que o consumidor possa experimentar e conhecer produtos especiais.
“Um blend é a mistura de grãos. Ele pode ser da mesma variedade, como a arábica, ou uma mistura de variedades, como arábica e conilon”, explica o engenheiro agrônomo Marcelo Tardioli.
Confira tudo sobre a Expocafé 2015 na página especial do G1
O concurso de qualidade de café realizado anualmente pela Emater é a base para a produção dos diversos tipos de misturas, que têm a característica do café produzido em cada região. “A gente pega os cafés finalistas e faz uma torra específica para a máquina de expresso, para demonstrar o que é um café de alta qualidade”, conta Tardioli.
As misturas são dividas nas quatro regiões cafeeiras do estado: Sul de Minas, Zona da Mata, Chapadas e Cerrado. (Foto: Régis Melo)As misturas são dividas nas quatro regiões cafeeiras do estado: Sul de Minas, Zona da Mata, Chapadas e Cerrado. (Foto: Régis Melo)
Vilmar Viana e a esposa Rosana Viana saíram de Três Corações (MG) para visitar a exposição, a fim de comprar utensílios de uso diário na fazenda. Depois das compras, foi a hora de parar para tomar um cafézinho. “Achei muito bom, uma delícia. Deu pra sentir o gosto bem diferente”, diz Rosana.
Já o marido até gostou do sabor, mas disse que não abre mão do que está acostumado a tomar em casa. “Esse café não é o mesmo café de casa. O sabor, o jeito de fazer é diferente. Mas eu sou mais o do Sul de Minas, acho o melhor café”, afirmou.
Vilmar experimentou alguns cafés especiais, mas disse que não abre mão do tradicional café feito em casa. “Eu sou mais o do Sul de Minas, acho o melhor café” (Foto: Régis Melo)Vilmar experimentou alguns cafés especiais, mas disse que não abre mão do tradicional café feito em casa: “Eu sou mais o do Sul de Minas, acho o melhor café” (Foto: Régis Melo)
Fonte: G1 Sul de Minas