17/09/2014 – A temporada 2015 na Itália não será a primeira de Bruno Gonçalves Ribeiro no exterior, mas certamente representa uma chance única, que o mineiro de 26 anos conquistou por ser o candidato brasileiro selecionado com uma bolsa de estudos integral para o 5º “Master Degree in Coffee Economics and Science” (Mestrado Internacional em Economia e Ciência do Café). Realizado anualmente em Trieste, onde fica a matriz da illycaffè, o curso é promovido pela Fundação Ernesto Illy, Università del Caffè e renomadas instituições de ensino parceiras.
“Mesmo não sendo filho de produtores de café, sempre tive interesse pela cafeicultura, atividade muito importante na região onde nasci (Guaxupé). Assim, desde o começo da minha faculdade (Engenharia Agronômica pela Unesp-Jaboticabal) sempre busquei conhecimentos extras fora dela”, conta Bruno, que participou de um Curso de Formação para Jovens Produtores de Café em 2007, em Machado (MG), e depois fez estágio na Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, acompanhando a equipe de assistência técnica da Cooxupé na região de Monte Carmelo e Patrocínio.
Após a formatura, passou seis meses em um intercâmbio nos Estados Unidos. Desde abril de 2012, é assistente técnico da Syngenta, atuando exclusivamente com a cultura do café. Descobriu o Mestrado em Economia e Ciência do Café por meio de um amigo que ingressou no curso. “Ele me falou da excelente qualidade dos professores, materiais e a forma como são divididas as matérias. Verifiquei as informações no site da Università del Caffè, consultei o conteúdo didático e depois de conversar com dois alunos da turma de 2014 tive a certeza de que é realmente o que eu estava procurando para minha vida profissional”.
O que move o jovem é a convicção de que, mesmo já tenho acumulado experiências e conhecimentos, é preciso aprender mais. “A arte do café não está apenas dentro das fazendas. Se eu quiser crescer, tenho que sair e descobrir os outros artistas que fazem parte desta arte ao redor do mundo. Minha intenção é de sempre estar em busca de mais cursos e estudos na área do café, porque uma arte sempre pode ser aperfeiçoada”.
As inscrições para alunos pagantes na edição 2015 vão até 31 de outubro, diretamente com a Fundação Ernesto Illy, pelo e-mail info@fondazioneilly.org.