Minas terá centro de etanol

Por: 25/03/2007 12:03:52 - Jornal Estado de Minas

Banco Interamericano de Desenvolvimento vai financiar unidade para pesquisa e produção do biocombustível. Idéia é transformar estado em referência mundial, como já ocorre com o café



Carla Kreefft – Enviada especial Antes de retornar ao Brasil, o governador Aécio Neves se encontrou com o rei da Espanha, Juan CarlosMedellín – Minas Gerais vai ganhar um centro de inteligência para fabricação de etanol, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O anúncio foi feito ontem, em Medelín, na Colômbia, pelo governador Aécio Neves (PSDB) e pelo presidente do BID, Luis Alberto Moreno. Ainda não há uma estimativa do valor que será investido, mas uma missão do banco vem ao estado, em data ainda a ser confirmada, para formatar o projeto. Foram anunciados ainda investimentos da instituição na área de transporte no Distrito Federal e para urbanização de favelas no Rio de Janeiro.


Aécio Neves explicou que o objetivo, com a criação do centro de inteligência, é transformar o estado em referência mundial na fabricação do álcool, como já acontece em relação à produção de café. Ele também informou que vai designar um grupo, dentro de sua equipe, para acompanhar junto ao banco a formatação do projeto. “Esse compromisso do BID, de financiar um grande investimento no estado, voltado para pesquisa de novas potencialidades, novas áreas e novos métodos, garantindo competitividade maior ao etanol brasileiro, pode fazer de Minas Gerais um centro de referência para o mundo, já que o Brasil já é a maior referência mundial no assunto. O que eu quero é sair na frente. Transformar Minas no principal case brasileiro no que diz respeito ao produto”, disse o governador. Segundo ele, em 3 ou 4 semanas o projeto vai começar a ser materializado.


COMODITTY Luis Alberto Moreno avaliou que dos três financiamentos anunciados, o de Minas Gerais é o “caso mais concreto”. Ele também informou que o investimento deverá abranger a transformação do etanol em comoditty – produto padronizado para comercialização, cujo o preço é composto no mercado de bolsas de valores. café, milho e trigo são exemplos de comodittys agropecuárias. No Distrito Federal, o BID vai investir no projeto Transmilênio, destinado à melhoria do transporte coletivo. O programa prevê a criação de corredores exclusivos para ônibus, implantação de terminais rodoviários cobertos e a integração entre as linhas rodoviárias e o metrô, além da instalação do sistema de bilhetagem eletrônica. Modelos semelhantes já funcionam em Curitiba e Bogotá. Ainda serão estudadas pelo banco, segundo o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (PFL), propostas de investimentos na área de segurança pública e meio ambiente.


Já no Rio de Janeiro, o projeto é relativo à urbanização de favelas, seguindo o exemplo de um programa, financiado pelo BID em Medelín. De acordo com o governador do estado, Sérgio Cabral (PMDB), Rocinha, Cidade de Deus e Manguinhos deverão ser as primeiras comunidades contempladas pelo investimento. Antes de voltar ao Brasil, Aécio se encontrou com o rei da Espanha, Juan Carlos. Os três governadores encerraram a visita a Colômbia ontem, depois de visitarem, a convite do banco, projetos sociais e de combate e prevenção à criminalidade, além de conhecerem a experiência da policia de Bogotá. Eles ainda se encontraram com o presidente Álvaro Uribe, durante evento promovido pela Câmara de Comércio de Rionegro.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.