Nos últimos anos o aparecimento de surtos de doenças despertou nos consumidores um grande interesse por alimentos com certificação de origem e qualidade. Diante desse cenário, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e responsável pela sanidade agropecuária em Minas Gerais, está implantando no estado o geoprocessamento de granjas de aves e suínos.
A ação parte de um convênio a ser firmado entre o Instituto e a Universidade Federal de Santa Maria (RS), que irá disponibilizar os programas Geo Ave e Geo Suíno, permitindo a rastreabilidade e a certificação de origem, o que irá agregar valor ao produto e garantir a segurança alimentar.
O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, afirma que a medida tem como objetivo atender ao Código Sanitário para Animais Terrestres, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e é de extrema relevância para a suinocultura mineira. Com os programas, será possível fazer a compartimentalização de área geográfica, isto é, definir territórios geográficos de produção de suínos com o mesmo manejo de biosseguridade e status sanitário, para efeito de comércio internacional declarou Neto.
O assunto será pauta de uma reunião que acontece em Patos de Minas, no próximo dia 18, ás 8h (Hotel HZ, Rua Padre Caldeira, 371 – Centro Patos de Minas/MG)na qual participarão representantes do IMA, Sebrae, Abipecs (Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína), Suinco (Cooperativa de Suinocultores Ltda.), Fumsoft (Sociedade Mineira de Software) e da Integrall Consultoria.
O QUE É CERTIFICAÇÃO?
Certificação é o conjunto de atividades desenvolvidas por um organismo independente da relação comercial, em que o objetivo é atestar publicamente que determinado produto, processo ou serviço está em conformidade com os requisitos especificados, sejam estes nacionais ou internacionais.
O IMA é a instituição responsável pela certificação de origem e qualidade de produtos agropecuários e agroindustriais em Minas Gerais e atualmente realiza a certificação de propriedades produtoras de café, queijo, cachaça e carne.
SUINOCULTURA MINEIRA
Minas Gerais é hoje referência na produção de material genético e também o 4º maior produtor de suínos do país. Os animais são criados em condições sanitárias adequadas, utilizando-se as mais avançadas técnicas de manejo, nutrição e genética, com altos índices de produtividade. Como resultado, a suinocultura mineira é uma atividade lucrativa e que gera produtos de qualidade para o consumidor final. O estado conta hoje com 1500 granjas de suínos, que abarcam 208.605 matrizes.