Da redação
São Paulo – Desde agosto do ano passado funciona no estado na cidade mineira de Machado o curso superior de tecnologia em cafeicultura empresarial. Ele é levado adiante pela Escola Agrotécnica Federal de Machado (EAFM).O Brasil é o principal produtor e exportador mundial e o segundo maior consumidor de café.
A cidade de Machado é considerada a capital internacional do café orgânico. Além de formar profissionais capacitados, a escola tem um parque tecnológico comparável aos melhores do mundo, responsável pelos cafés especiais gourmet, orgânico e fair trade.
O curso tem duração de três anos, com 2.400 horas, e oferece 60 vagas anuais. A formação está focada na pós-colheita, processo em que o café agrega valores e onde são produzidos os cafés especiais. As informações são do Ministério de Educação
A Escola Agrotécnica Federal de Machado fica a 375 quilômetros de Belo Horizonte, 280 quilômetros de São Paulo e 400 quilômetros do Rio de Janeiro. Também existe na região a Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho. Inconfidentes e Bambuí oferecem cursos de tecnologia em cafeicultura empresarial.