Minas Gerais sedia a Semana Internacional do Café

5 de setembro de 2013 | Sem comentários Especiais Mais Café

Minas Gerais, o maior estado produtor de café do Brasil, será palco da Semana Internacional do Café, entre os dias 9 e 13 de setembro, em Belo Horizonte, no Expominas. O evento abrigará a Reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e o Espaço Café Brasil, a maior feira do setor na América Latina. A programação ainda inclui rodadas de negócios, conferências, competições de baristas, palestras, workshops e seminários.


A Semana Internacional do Café é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado e Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Sebrae, OIC, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério das Relações Exteriores e Café Editora.


Organização Internacional do Café (OIC)


Principal organismo intergovernamental do setor cafeeiro mundial, a Organização Internacional do Café (OIC) se reunirá em Minas Gerais pela primeira vez. A escolha do local reflete a importância do estado para a cafeicultura mundial, uma vez que 25% de todo o café consumido no mundo é produzido em solo mineiro. Centenas de delegados da organização, representando mais de 70 países estarão em Belo Horizonte para discutirem os rumos da cafeicultura.


Os países-membros da OIC representam 97% da produção mundial e mais de 80% do consumo de café. Durante a reunião, embaixadores, ministros, secretários de agricultura e representantes de entidades de classe de diversos países discutirão, entre outros assuntos, tendências do mercado, melhoria de qualidade do café, tecnologias relevantes para o setor e instrumentos financeiros para a melhoria das condições de plantio e de trabalho dos produtores.


8º Espaço Café Brasil (Feira Internacional de Café)


O Espaço Café Brasil é uma plataforma de negócios para o mercado de café que reúne a área de exposições e atrações para produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores finais.
Desde 2006, a feira atrai os principais compradores e fornecedores do mundo. Em 2012, contou com a visitação de 6.500 compradores e profissionais e mais de 100 marcas expositoras, que apresentaram lançamentos de produtos e as principais tendências do mercado.


A feira em números (dados de 2012):
. 6.500 visitantes de 18 países;
. 110 marcas expositoras, gerando cerca de 10 milhões em negócios;
. 35 lançamentos de produtos e serviços;
. + de 10.000 cafés servidos por mais de 80 baristas e profissionais;
. + de 30 compradores internacionais;
. 90 horas de conteúdo e debates para mais de 2.000 pessoas;
. 40 workshops e palestras com as principais cabeças do mercado;
. 14 sessões de Cupping, com mais de 400 xícaras provadas;
. 42 amostras recebidas para Coffee of the Year Brasil & Rodada de Negócio;
. 500 mil em negócios gerados na venda direta entre comprador-produtor;
. 15 Reuniões One to One conectando torrefadores e produtores;
. 55 artigos e matérias publicadas nacionalmente;
. 30 mil visitantes únicos no site da feira, com mais de 70 mil páginas visualizadas;
. Milhares de apaixonados e apreciadores de café.


Campeonato de baristas e provadores


Os principais baristas e provadores de café do país participarão de campeonatos durante a 8ª Feira Espaço Café Brasil. A programação inclui três competições: duas de baristas (especialistas em preparar bebidas com café) e uma para provadores (cup tasters).


No 13º Campeonato Brasileiro de Baristas, os competidores terão 15 minutos para preparar e servir aos juízes quatro espressos, quatro cappuccinos e quatro drinques de assinatura. Nenhum ingrediente que contenha álcool será permitido.


Já o 6º Campeonato Brasileiro Cup Tasters testará a habilidade em separar corretamente os cafés. Três xícaras com café serão preparadas, sendo que duas delas serão idênticas. O objetivo é identificar a xícara de café diferente. Poderão participar provadores e classificadores de café.


E no 3º Campeonato Brasileiro de Preparo de Café os competidores precisarão de técnica e habilidade para extrair o melhor café pelo método filtrado e manual. O acesso ao campeonato é gratuito para visitantes credenciados.


Negócios, seminários e palestras


Um dos eventos mais esperados durante a Semana Internacional do Café é a Rodada de Negócios, promovida pelo Sebrae, em que compradores e empresários de diversos países circulam nas mesas de provas para a avaliação sensorial do café e a compra das sacas. O público visitante terá a oportunidade de provar os cafés e votar no que mais gostar.


Além dos negócios esperados, ocorrerá a segunda edição do Coffee of the Year, premiação que elege o melhor café do Brasil. As 10 melhores amostras selecionadas durante a Rodada de Negócios serão degustadas pelos visitantes da Semana Internacional do Café. O produto com maior número de votos será eleito como o Melhor Café de 2013.


Para os que interessam em conteúdo e assuntos do mercado de café, haverá o DNA Café 2013 – Seminário Internacional, com o tema Desenvolvimento, novidades e ações para um futuro sustentável de toda a cadeia do café, com foco em temas relevantes para o dia a dia de produtores, técnicos e profissionais do setor e estudantes da área.


Outra novidade é a antecipação da pré-seleção do Cup of Excellence, principal concurso de cafés especiais do Brasil e do mundo. Organizado pela Associação de Cafés Especiais (BSCA), o 14º Cup of Excellence – Early Harvest – Brasil 2013 recebe amostras de alta qualidade de grãos de todo o Brasil, que são avaliadas por provadores profissionais. As amostras classificadas na pré-seleção irão para a Fase Nacional do concurso.


Durante a feira, mais palestras, workshops e encontros serão realizados na Sala Inteligência de Mercado, na Cafeteria Gourmet e na Sala Encontros do Café, onde lideranças de diversas áreas trocam experiências, como a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA-Brasil), o Business Experience: Proprietários de Cafeterias, Certificadoras e a Cafeicultura Familiar, Q Graders, entre outros.


Conferência internacional


Entre os eventos técnicos que serão promovidos durante a Semana Internacional do Café, destaca-se a IV Conferência Internacional de Cafés Arábicas Naturais, que será realizada pela primeira vez no Brasil.
Apoiado por duas das mais importantes entidades do mercado de cafés de qualidade no mundo, o Coffee Quality Institute (CQI) e a Speciality Coffee Association of America (SCAA), o evento reunirá especialistas nacionais e internacionais que mostrarão pesquisas recentes sobre os cafés naturais. Os participantes terão a oportunidade de provar os melhores cafés nacionais brasileiros que passam por este método.


Um dos palestrantes será o mexicano Manuel Diaz, mestre em torra de café e responsável pela elaboração de diferentes perfis sensoriais para competições internacionais. Também participam o diretor-executivo da Coffee Quality Institute (CQI), David Roche, que representa estudos e provas profissionais de cafés de qualidade, e o professor-doutor na Universidade Federal de Lavras (Ufla), Flávio Borém, um dos maiores especialistas em cafés naturais no Brasil. Ao final do encontro será elaborado um documento oficial inédito: Guia de Referência e Padrões dos Cafés Naturais no Mundo.


Credenciamento
A Semana Internacional do Café será realizada no período de 9 a 13 de setembro. A visitação do público vai até o dia 12, dentro do Espaço Café Brasil. O dia 13 de setembro é reservado a visitas técnicas às principais regiões produtoras de Minas Gerais. Já o acesso a reunião da Organização Internacional do Café é exclusivo para as delegações oficiais de cada país-membro.
Para solicitar o credenciamento antecipadamente e visitar o Espaço Café Brasil, os interessados devem acessar os sites www.semanainternacionaldocafe.com.br ou www.espacocafebrasil.com.br. Produtores rurais com número do cartão do produtor e profissionais do setor com CNPJ não pagam para obter credencial. Demais visitantes pagam R$20 pelo credenciamento.


Cerimônia de Abertura


No dia 9 de setembro, a partir das 9 horas, haverá uma solenidade de abertura da Semana Internacional do Café e da Reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC). O evento também será no Expominas e terá a presença do Diretor Executivo da OIC, Robério Silva.


Café em Minas Gerais
Líder na produção de café no Brasil, responsável por 51,4% da safra nacional, Minas Gerais deve colher em 2013 cerca de 25 milhões de sacas, em área plantada de 1,1 milhão de hectares, distribuída por mais de 600 municípios. Essa produtividade e qualidade do café no estado estão ligadas ao investimento em pesquisa. São quatro regiões produtoras no Estado: Sul de Minas (47%), Matas de Minas (30,7%), Cerrado Mineiro (19%) e Chapada de Minas (3,3%).


Curiosidades
. 1/3 do café consumido no mundo é produzido no Brasil
. Produção de café no mundo: 144,5 milhões de sacas de 60kg
. Brasil: 50,8 milhões
. MG: 26 milhões (18% do mundo)
. O Brasil é o maior produtor de café no mundo, exportando-o para mais de 60 países
. O Brasil ocupa o segundo lugar em número de consumidores de café, atrás dos EUA
. São 215 exportadores entre empresas, cooperativas, produtores e pessoas físicas
. Entre 2004 e 2012, o consumo fora do lar cresceu mais de 350% no Brasil
. Minas Gerais possui o maior programa de certificação do mundo, o Certifica Minas, que garante o crescimento da participação da produção agropecuária mineira nos mercados nacional e internacional. Em 2012, foram certificadas 1625 propriedades produtoras.
. 50% da produção de cafés especiais nacionais é feita no estado de Minas Gerais
. A produção brasileira de cafés especiais representa 15% do total produzido no mundo


A Semana Internacional do Café é uma realização do Governo de Minas – por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) -, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Sebrae, OIC, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério das Relações Exteriores e Café Editora.
O evento conta com patrocínio da Nestlé, Sistema OCB/Sescoop/Ocemg, Case Agriculture, Sicoob/Sistema Crediminas, Banco do Brasil e INTL FCStone.


Serviço
Semana Internacional do Café
Local: Expominas (Av. Amazonas, 6.030, Gameleira, Belo Horizonte/MG)
Data: de 9 a 12 de setembro (pavilhão de exposições) e dia 13 (visitas técnicas e regiões produtoras).
8º Espaço Café Brasil: de 9 a 12 de setembro, das 12h às 20h (feira de negócios e eventos técnicos). Entrada fraca para produtores rurais com número do cartão do produtor e profissionais do setor com CNPJ, mediante credenciamento antecipado pelo site. Demais visitantes pagam R$ 20.
Informações: www.semanainternacionaldocafe.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/semanadocafe
Twitter: https://twitter.com/semanadocafe
Credenciamento do público: www.espacocafebrasil.com.br

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.