Cidades históricas mineiras investem no turismo vivenciado e apresentam-se no 36º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens (Abav), no Rio de Janeiro
Regina Mamede Arquivo Prefeitura Sobrado vermelho em Sabará, Minas café feito no coador de pano, fogão de lenha, degustação de goiabada cascão e queijo e decoração com peças de artistas mineiros. A recriação de uma casa com símbolos fortes da cultura do Estado de Minas Gerais despertou a atenção dos profissionais de viagem que participam do 36º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens (Abav), a maior feira de turismo das Américas, que acontece no Rio de Janeiro até esta sexta-feira (24).
Toda a concepção foi orientada para mostrar um roteiro diferenciado. O objetivo é que o turista veja mais do que as igrejas e museus e vivencie novas experiências, participando da vida local. Visitas a ateliês dos artistas, aulas de artesanato, tomar cafezinho nas casas dos moradores e cavalgadas são algumas das opções.
O modelo foi batizado de Cardápio Turístico das Cidades Históricas e é fruto do esforço das 24 prefeituras que apostaram na identidade local para incrementar a atividade. Ouro Preto, Mariana, Sabará, Diogo de Vasconcelos e Itabira são algumas das cidades que estão colhendo os frutos da iniciativa implantada em agosto de 2007.
“Os primeiros resultados mostram que houve um aumento de 15% sobre o movimento mensal de 11 mil turistas. Foram qualificados 260 novos empreendedores: do sr. Tião, que fabrica vasos de cerâmica, às senhoras com até 80 anos de Santa Bárbara, que oferecem café colonial em suas casas e atuam como guias de turismo. Eles não só foram integrados à atividade, com incremento da renda, como se sentem mais valorizados pelo fortalecimento da identidade”, avalia a gestora da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Míriam Rocha.
O roteiro foi dividido em Região das Artes, Manifestação, Riqueza, Histórias e Tradições e todas as cidades que integram o roteiro foram escolhidas a partir de pré-requisitos como possuir monumentos tombados, Plano Diretor e sinalização. Um roteiro com os horários e endereços dos locais que podem ser visitados já foi impresso para facilitar a escolha do visitante e o acerto da idéia continua a dar frutos.
Os novos empreendedores e os empresários da área de hotelaria e alimentação, entre outras, trocam informações constantes. Miriam diz que, por conta própria, eles montaram a própria rede. “Agora, estimulam o turista a explorar a região, dando dicas das atrações dos vizinhos”.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7494 e 2107-9362
www.agenciasebrae.com.br
Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais – (31) 3557 1262
www.cidadeshistoricasdeminas.com.br