A estimativa da Companhia Nacional do Abastecimento para a safra de café em 2009 aponta que, em Minas Gerais, a produção vai alcançar 19,2 milhões de sacas (60kg). Este volume equivale a 49,2% da produção total de café do Brasil, estimada neste ano em 39,1 milhões de sacas.
Minas Gerais apresenta, segundo a estimativa, uma redução de safra de 19,3% em relação ao ano passado. Segundo João Ricardo Albanez, superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, a redução dos números da cafeicultura ocorre por causa da bianualidade da cultura, com alternância de safra alta em um ano e retração no ano seguinte.
Com base nos dados da Conab, o superintendente acrescenta que a
regularização das chuvas a partir de janeiro impediu uma queda mais acentuada das lavouras de café. Os produtores diminuíram os tratos culturais das lavouras nesta safra por causa dos preços elevados dos insumos, mas contaram em compensação com condições climáticas favoráveis. ” boa distribuição das chuvas resultou em produção acima da expectativa da primeira previsão divulgada em janeiro de 2009″, acentua Albanez.