Programa prevê intercâmbio entre pequenas e médias empresas mineiras com as norte-americanas.
O governo de Minas Gerais assinou um acordo de cooperação técnica com a Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, (Amcham) com o objetivo de criar um intercâmbio entre pequenas e médias empresas mineiras com as norte-americanas. A assinatura ocorreu sexta-feira, entre o governador mineiro Aécio Neves e uma missão empresarial americana, que participa da 47º Reunião Anual das Assembléias dos Governadores do Banco Interamericano (BID), que acontece até quarta-feira em Belo Horizonte. Aécio nformou, que ainda neste primeiro semestre, seguirá aos Estados Unidos com uma missão empresarial brasileira.
O acordo, segundo o governador mineiro, é uma parceria entre o setor privado e o governo do estado, para que as pequenas e médias empresas possam ampliar seus mercados. Ele salientou, que a grande empresa tem o seu caminho próprio para exportar, já as pequenas e médias, precisam de uma certa orientação e apoio do estado. “Estamos fazendo um atalho, sem aguardar que as negociações sejam feitas através do governo federal”, disse.
O governador lembrou que hoje, grande parte das exportações brasileiras, têm como destino os Estados Unidos, o maior mercado consumidor do mundo. Aécio comentou que o Brasil sempre será exportador em setores como o café e o siderúrgico, e que por isso, o momento é de desbravar outros mercados. “Neste acordo, observo os setores calçadistas e moveleiros como boas perspectivas” , afirmou.