Minas é o segundo maior Estado exportador com uma participação de 11,22% e nele Varginha tem se destacado como uma das que mais exporta café, o que a torna uma importante cidade, política e economicamente.
Sede do primeiro porto seco instalado no Brasil – Porto Seco Sul de Minas, o qual disponibiliza regimes aduaneiros que garantem agilidade, segurança e redução de custos na importação e exportação de produtos da região, e agora, sede de uma das maiores plataformas de negócios multisetoriais – a Minas em Negócios, que será lançada nesta quarta (24).
Minas em Negócios e Varginha, em referencial logístico e infra-estrutura possibilitam a aproximação e a adesão de investidores internacionais e nacionais com interesse no Brasil e Sul de Minas, pois o parque industrial mineiro é o segundo maior do País, com uma planta diversificada, sempre em expansão e que se moderniza rapidamente para competir no mercado globalizado.
As Feiras constituem importantes meios, sobretudo em economias globalizadas. Elas encurtam distâncias, reduzem custos de transportes e facilitam operações fiscais de comércio exterior, suprindo deficiências de contato e de negociações. Principalmente se instaladas em regiões promissoras como o Sul de Minas, onde o empresário do setor de exportação antevê as oportunidades e tem como objetivo levar seus produtos e serviços a mercados que nunca atingiu antes.
Para isso as exportações, em Minas Gerais contam com o suporte de cinco portos secos, sendo o de Varginha; Porto Seco Sul de Minas e os demais em Contagem; região metropolitana de Belo Horizonte (EADI-Grambel) em Juiz de Fora, Uberlândia e Uberaba.
A possibilidade de gerar intercâmbio entre empresários, que pretendem romper a barreira da distância e globalizar suas marcas são possíveis quando se encontra numa determinada região apoio logístico, mão de obra qualificada e possibilidades de negócios.
Com essas garantias e a plataforma Minas em Negócios, Varginha passa a ser o local onde as empresas se encontram, de Minas para o Mundo.
Fonte: Varginha Online/Notícias