Minas e o Brasil Podem mais com o Café, Carlos Melles,

Em 2011precisams concretizar as reivindicaçõesdo setor cafeeiro

\”Em 2011precisams concretizar as reivindicaçõesdo setor cafeeiro\” O Presidente da Frente Parlamentar do Café, Deputado Federal Carlos Melles, comemorou o anúncio de criação de um Fundo Estadual de Apoio à Cafeicultura, nos moldes do FUNCAFÉ, e as outras medidas anunciadas pelo candidato à reeleição ao Governo de Minas, Governador Anastasia, e pelo candidato à Presidência do Brasil José Serra, ambos em visita à cidade de Varginha, ontem dia 30 de agosto, juntamente com os candidatos ao senado Aécio Neves e Itamar Franco.

O Deputado Melles, reconhecido pela sua história de trabalho em favor da cafeicultura, acompanhou a visita e ouviu o Governador Anastasia reafirmar o seu compromisso de cobrar do Governo Federal uma política nacional cafeeira adequada para o setor.

“Cabe ao Governo Federal garantir um preço mínimo para a saca do café acima dos custos de produção e oferecer contratos de opção de compra do produto pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), retirando o excesso de café do mercado”, afirmou Anastasia.
O Candidato José Serra se comprometeu, caso seja eleito, a criar uma política nacional de proteção à cafeicultura. Para ele, a presença da União no mercado do café é fundamental pelo alto número de empregos que o setor gera.

Melles disse ainda que em Minas Gerais, “o segundo país produtor de café, só perdendo para o Brasil”, entre 2005 e 2009, na gestão de Aécio Neves, o Governo de Minas investiu cerca de R$ 3 milhões na implantação de três Centros de Excelência do Café para desenvolver pesquisas ligadas ao setor e capacitar trabalhadores rurais, engenheiros agrônomos e outros profissionais ligados à cadeia produtiva do café, construídos nos municípios de Machado (Sul de Minas), Viçosa (Zona da Mata) e Patrocínio (Alto Paranaíba) em parceria com prefeituras, universidades e associações.

“Em 2011 precisamos concretizar as reivindicações do setor cafeeiro e continuar unidos no movimento SOS Café que demonstrou a nossa capacidade de mobilização, organização e estruturação”, encerrou o Deputado Federal Carlos Melles.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.