da Folha Online
Milhares de pessoas enfrentam o frio para assistir à posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, nesta terça-feira, em Washington. Para acompanhar o juramento, várias televisões foram instaladas ao redor do National Mall. Desde o amanhecer, as principais ruas da capital, cafés e supermercados estavam lotados com americanos e turistas estrangeiros.
A brasileira Carolina Holland, que mora na Virginia há dez meses, chegou ao local por volta das 5h da manhã. Diz que muita gente havia dormido por lá para poder ficar bem perto do palco.
Milhares enfrentam frio para ver posse de Obama
“Estava muito frio. Além do habitual casaco, luva e toca, tinha muita gente com cobertor e tomando bebidas quentes, como chocolate e café”, diz Holland.
Segundo a brasileira, quando Obama começou a discursar todos se levantaram e o clima esquentou. Muitos agitaram bandeirinhas, outros começaram a gritar e a pular. Havia muita gente chorando enquanto o presidente discursava.
“A maioria das pessoas que estavam chorando eram negras. Eu tive a oportunidade de conversar com algumas e elas falaram que se sentiam representadas e estavam muito emocionadas por isso, por ter finalmente alguém como elas no poder. O que eu pude perceber é que essa parte do racismo ainda é uma ferida aberta na sociedade americana”, relata a brasileira.