26/03/2009 – A Federacafe (Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia) é uma das organizações modelo no país, em matéria de inovação e de defesa da propriedade intelectual. Essa é a percepção que tem a Microsoft sobre a entidade e que foi manifestada pelo vice-presidente mundial para Assuntos Legais e Corporativos da multinacional, Brad Smith, que durante sua passagem pela Colômbia esteve reunido com o diretor executivo da Federação, Gabriel Silva Luján.
Smith tem assumido um papel fundamental na Microsoft em relação à propriedade intelectual, direito de concorrência e outros assuntos legais da internet e políticas públicas. Também é o diretor do principal escritório de controle interno da empresa americana. Desde que assumiu a posição de conselheiro geral em 2002 está envolvido em numerosas negociações com governos e outras companhias e em negociações de privacidade de dados com a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos e Comissão Européia e em acordos para tratar de assuntos de propriedade intelectual com Time Warner, Sun Microsystems, RealNetworks, IBM e Novell.
Durante o encontro, os diretores trocaram informações sobre as diversas ações implementadas para o desenvolvimento de novas tecnologias dirigidas para melhorar as condições e as comunicações dos cafeicultores. Graças à implantação de diversos aplicativos, por exemplo, os produtores em suas propriedades podem realizar diversas transações. Da mesma forma, os agrônomos podem enviar em tempo real informações para o Sistema de Informação Cafeeira. O dirigente da Microsoft qualificou a Federação como uma organização modelo na América Latina e por essa razão busca desenvolver projetos conjuntos em benefício dos cafeicultores.