São Paulo, 25 de Novembro de 2008 – A Microsoft acertou parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) para a criação de programa que permitirá o acesso gratuito para estudantes a diversos de seus softwares, na maior iniciativa da empresa de doação de licenças para capacitação no País.
Chamado DreamSpark, a iniciativa educacional da empresa chega ao Brasil, depois de ser implementada em 120 países do mundo, e ter sido anunciada há um ano pelo próprio Bill Gates, co-fundador da maior empresa de software do mundo.
Os cerca de 1,5 milhão de jovens cadastrados no CIEE, organização não-governamental que busca inserir estudantes brasileiros no mercado de trabalho, terão direito ao benefício. Os não inscritos também podem fazer o cadastro por meio do web site da entidade.
Segundo o gerente acadêmico da Microsoft Brasil, Amintas Lopes Neto, o projeto-piloto empreendido para o programa atraiu cerca de 10% dos estudantes contactados, e essa pode ser uma estimativa do nível de interesse que o DreamSpark pode despertar, ainda que seja difícil precisar projeções.
O teste foi realizado junto à base de inscritos no CIEE, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, em São Paulo.
Durante esse período, 3,5 mil cópias foram baixadas, o que colocou o Brasil entre os 15 países com o maior número usuários do programa.
O DreamSpark permite o acesso a diversos programas da Microsoft para desenvolvimento, de software, banco de dados a até jogos para videogames.
Segundo dados da empresa de pesquisas IDC, 495 mil brasileiros trabalham com os produtos da Microsoft voltados para profissionais de tecnologia da informação. Esse número corresponde a 45% das pessoas que atuam no setor no Brasil, e compõem um ecossistema de 18 mil empresas.
A nova iniciativa ajuda a gigante de software a manter a popularidade de suas ferramentas, familiarizando mais jovens com seus programas, o que pode consistir em vantagem frente a competidores do mercado de ferramentas de desenvolvimento de software.
Portal de treinamento
O estudante terá licença de uso do Microsoft DreamSpark por 12 meses. “Depois de vencido, haverá uma renovação quase que automática, checando se o aluno continua cadastrado no CIEE”, afirma. “Mas é importante ressaltar que a cópia (do software) será do estudante.”
Um interessado em adquirir o pacote, incluindo todos os programas do DreamSpark, teria de desembolsar cerca de US$ 2,4 mil no varejo.
Simultaneamente, a Microsoft também lança um portal educacional (www.technetbrasil.com.br/Experience/dreamSpark), que ajudará na formação dos estudantes em suas tecnologias. Por meio de vídeos produzidos no Brasil, e em português, o usuário pode complementar seu conhecimento nas tecnologias. “Percebemos que o vídeo é a melhor forma de captar a atenção em treinamento à distância”, afirma o executivo.
Editoria: TI & TELECOM