Cafeicultores mineiros preveem forte aumento na produção de café para a próxima safra. Os sinais da melhora, de acordo com o assessor especial de café da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Niwton Castro Moraes, estão na boa florada apresentada pelas lavouras. A tendência da alta se justifica pela bienualidade. “O café é uma cultura que mantém uma bienualidade, caracterizada pela alternância entre um ano de safra boa com outro de safra reduzida. Como a safra de 2011 foi menor, já se espera para o próximo ano um crescimento na produção”, afirma.
A expectativa da Seapa é de que a safra nacional ultrapasse os 50 milhões de sacas (60kg). Neste ano, a safra brasileira, segundo levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ficou em 43 milhões de sacas. A produção mineira em 2011 foi de aproximadamente 22 milhões de sacas, representando 50,2% da safra nacional.
Apenas a boa florada não garantirá uma supersafra em 2012, diz Moraes. “A floração precisa encontrar condições climáticas favoráveis para que o ciclo se complete. Mesmo que a estiagem ocorrida em grande parte das regiões produtoras promova uma redução da produção, ela poderá trazer, em contrapartida, um ganho de qualidade, na medida em que promove uma uniformização da florada, possibilitando grande incidência de grãos maduros no período da colheita”, disse Moraes.(Tarso Veloso | Valor Online)