Por: Aline Cardoso
Calorão dá uma trégua no Estado de São Paulo
A Somar Meteorologia alerta para vendavais nesta sexta-feira entre São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, já que o tempo está muito quente e a manhã foi de tempo aberto. Uma frente fria está avançado em direção ao Sudeste e junto com uma massa de ar polar vão provocar ventos fortes. Alertamos que os vendavais serão responsáveis por queda de árvores, destelhamento de casas e falta de energia nas próximas 24 horas. “Além dos ventos fortes podemos esperar chuva também” – comenta o meteorologista Celso Oliveira. O calor e umidade da Amazônia favorecem pancadas de chuva e trovoadas para parte do Estado de São Paulo a partir da tarde. A notícia não é boa para quem aproveitou o feriado e deu uma esticadinha no litoral paulista, já que a previsão é de chuva forte sobre o litoral sul. “Há risco de temporais em pontos isolados a partir da tarde sobre a área norte e litoral Norte de São Paulo, incluindo o Vale do Paraíba-SP” – comenta o meteorologista Celso Oliveira.
No sábado, praticamente nada muda em relação ao dia anterior na Região Sudeste e teremos pancadas de chuva e trovoadas a partir da tarde em São Paulo. A chuva atinge também o sul de Minas e oeste fluminense. Há risco para temporais e chuva mais generalizada no sul paulista e Vale do Ribeira, além de cidades que fazem divisa com o Paraná. As temperaturas continuam elevadas por conta dos ventos que sopram de norte e a sensação será de abafamento.
No domingo, a frente fria provoca chuva intercalada com períodos de melhoria sobre o Estado de São Paulo, especialmente na Região do Vale do Paraíba, Região de Capinas e faixa litorânea do Estado. Há previsão de chuvas rápidas sobre o sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro. O tempo fica seco e ensolarado no restante de Minas, norte de São Paulo, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro. O calor não dá trégua sobre Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Jornal do Tempo