02/04/10
Filipe Domingues – O Estado de S.Paulo
Na véspera do feriado desta sexta-feira, a maioria das commodities agrícolas fechou com valorização no mercado americano. Em Nova York, o café arábica para entrega em maio subiu 0,92% e terminou cotado a 137,40 cents por libra peso.
Fundos especulativos compraram contratos de café com base em análise gráfica de preços, o que ajudou a puxar as cotações na sessão. O movimento também foi uma correção técnica depois da queda observada na quarta-feira (de 2,0%).
A queda do dólar frente a uma cesta de outras moedas também estimulou a compra de commodities. O dólar mais fraco torna as matérias-primas mais baratas para investidores que usam outras moedas.
Neste contexto, o vencimento mais líquido do açúcar em Nova York, também o maio, fechou em alta de 0,66%. Para analistas, agora os preços parecem ter atingido um patamar em que devem permanecer por algum tempo. Isso porque, depois de ter testado o maior valor em 29 anos, no dia 1º de fevereiro, o mercado inverteu a trajetória e já recuou 47%.
Na bolsa de Chicago, ontem os grãos se acomodaram depois do tombo visto no dia anterior. A soja subiu 0,11%, o trigo avançou 0,94% e o milho cedeu 0,14%. Os mercados haviam reagido mal a dados divulgados pelo governo americano na quarta-feira, que indicaram amplo estoque de grãos nos Estados Unidos.