*Carlos Augusto Teixeira, presidente Italian Coffee
Somos apaixonados por café e foi dessa paixão que nasceu há 25 anos a Italian Coffee. Somos líder no mercado nacional em vendas e locação de máquinas profissionais de espresso, além de fornecer acessórios e equipamentos para cozinhas profissionais. A cultura do café possuiu impacto no nosso modelo de negócio e com a experiência de mercado nos tornamos uma empresa referência em qualidade, atendimento e assistência técnica direcionada fortemente ao setor HoReCa (Hotel, restaurantes e cafeterias). A cultura dessa bebida também faz parte da história do Brasil e não é à toa que o café se tornou a bebida mais popular e tradicional do nosso País. Segundo as expectativas da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), até 2014 nos tornaremos o maior consumidor de café do mundo. Essa estimativa vem de encontro com a profissionalização da indústria que movimenta cerca de 7 bilhões por ano, com o fortalecimento do mercado interno e, obviamente, com o crescimento do poder aquisitivo da classe C.
Uma bebida revigorante e estimulante que surgiu na Etiópia e conquistou a Europa no século XVII, o espresso impulsionou o surgimento de inúmeras cafeterias e a incorporação dessa bebida nos cardápios de restaurantes e hotéis do mundo inteiro. E no Brasil não foi diferente. Até hoje, o ritual de se apreciar um bom espresso é sinônimo de tradição e sociabilidade. Aliás, em qualquer reunião informal do planeta ou diante da mais tensa, o café cai bem. Além disso, é a segunda commodity mais negociada no mundo, só perde para o petróleo. Também sempre foi visto como ouro negro, e hoje, mais do que nunca, vemos essa commodity como um grande negócio que está em ascensão.
Foi com base nesse panorama e diante da carência de profissionalização que iniciamos nossas atividades. Há 25 anos, o setor trabalhava com máquinas antigas, pouco profissionais, e o serviço de suporte técnico e atendimento ao cliente eram terceirizados, o que se tornava um grande problema na época para as franquias. Além dos serviços serem terceirizados e gerarem altos custos aos franqueados, a centralização das assistências técnicas majoritariamente nos grandes centros também dificultava a ampliação das redes e a abertura de outras novas em regiões fora do eixo Rio-São Paulo. A falta de suporte e profissionais gabaritados constituíam um desafio para as empresas que nasciam diante dessa deficiência.
Por outro lado, havia a necessidade de qualificar os profissionais que operavam nossas máquinas, pois precisávamos garantir aos clientes um padrão de qualidade, além de apresentar o segredo para extrair o melhor do café: o espresso. É fato que nossos investimentos foram impulsionados de acordo com o crescimento e a necessidade de cada cliente. Um exemplo disso, foi a rápida expansão da rede de franquias da Casa do Pão de Queijo, nosso primeiro cliente. Hoje, obviamente, estamos mais preparados e as dificuldades que enfrentamos no passado se tornaram as respostas para o sucesso. Já percebíamos há anos o crescimento do setor HoReCa (Hotel, restaurantes e cafeterias) e de lá para cá, a Italian Coffee ajudou a revolucionar o hábito do cafezinho, impulsionado pela injeção de máquinas profissionais e treinamentos, o que permitiu um crescimento vertiginoso das cadeias de lojas de café e conveniência. Na minha visão, o mais importante para o setor foi conquistar padrão e qualidade com os investimentos em treinamento e na prestação de serviços. Essa visão, garante-nos know-how e referência em excelência e nos posiciona como a única empresa que consegue atender qualquer franquia em todo País. Em qualquer capital hoje temos um profissional treinado, credenciado e apto a atender e oferecer manutenção técnica, a ensinar o cliente a extrair o melhor café, a ensiná-los a vender espresso. Então, o nosso Know-how para as redes de franquias é muito forte.
A experiência e o expertise conquistado por várias franquias de cafeterias têm comprovado que seus modelos de negócios são uma oportunidade viável para empresários que detém pouco capital a investir e desejam cuidar do próprio negócio. Uma das características das franquias de café é a exclusividade dos produtos, a qualidade e a eficiência de seus serviços. O sucesso das franquias se deve também ao fato de terem conquistado representatividade, conceito, cardápios prontos, sistema de gestão eficiente e a admiração no mercado. Por outro lado, é fato que o sistema de franquias está cada vez mais dinâmico, o que torna inevitável a melhoria dos serviços e a mudança constante dos cardápios de 2 em 2 anos, por exemplo. Não só o produto precisa estar em constante aprimoramento, como as máquinas também precisam estar mais preparadas tecnologicamente para aumentar o desempenho do serviço, e consequentemente garantir qualidade e padrão na ponta. Atualmente, investimos em profissionais qualificados como baristas, por exemplo, justamente para atender essa dinâmica, a demanda por cafés especiais e as necessidades do meu cliente que vai além da máquina, e está literalmente agregada ao produto que o franqueado fornece. O nosso expertise permite comprovar que a qualidade do café e o padrão não dependem apenas de uma máquina e sim do atendimento especializado que se oferece dentro de todo o processo. Hoje, oferecemos a solução em café, para qualquer tipo de segmento de uma franquia apresentamos uma consultoria específica. Treinamos a mão de obra, propomos cardápios, indicamos outras bebidas derivadas do café, ou seja, um sistema de atendimento integrado que vai além da locação de máquinas. Consequentemente, o cliente nos enxerga como o provedor de uma solução para o business dele, independente do tipo de restaurante, de cafeteira ou hotel que ele possua. Aliás, o café é uma das especialidades que ele pode utilizar como investimento e garantir um retorno agregado ao modelo do seu negócio, quer seja loja de conveniência, padarias, restaurantes, cafeterias, hotéis e etc.
Já em relação ao nosso modelo de negócio, trabalhamos com dois sistemas: locação e venda de máquinas de espresso. A locação é o modelo mais procurado pelas franquias, por ser uma opção que representa baixo custo e também por características próprias de cada modelo de negócio. No sistema de locação, os investimentos em equipamento e em treinamento são nossos e não do franqueado. Para o franqueado, o custo do equipamento é o que menos importa. Cerca de 90% do investimento está na prestação de serviço, pois é a assistência técnica uma das grandes preocupações do mercado. Já passamos de mais de 10 mil máquinas locadas e atendemos em torno de 90% das franquias no Brasil. Cerca de 80% das máquinas que importamos atende ao modelo de locação e 20% com vendas. É claro que quando um cliente investe uma franquia ele está buscando Know-how, uma fórmula que deu certo. A Italian Coffe, por sua vez, com sua experiência buscando minimizar os erros e apresentar soluções que transformam o espresso em grandes vendas, bem como os derivados da bebida café. O que buscamos é respeitar a história, entender as origens, a cultura, a política, o modelo do negócio para, então, desenvolver a melhor solução em cardápios e a melhor máquina para atender a demanda. Para atender as redes de franquias, que são muitas vezes concorrentes diretas, a Italian Coffee oferece máquinas e serviços diferenciados de acordo com cada perfil de franquia. Outro tipo de máquina que atende as franquias é o sistema de vending machine, que são máquinas automáticas que oferecem até 16 tipos de bebidas, entre chá, leite e café, por exemplo. Sobre esse tipo de máquina esboçarei mais especificamente no próximo artigo.
Voltando a discussão um pouco para o Brasil, acredito que temos uma oportunidade gigantesca de crescimento nestes próximos anos, principalmente nos grandes polos como norte, nordeste e centro que estão abaixo da linha de desenvolvimento e com grande aumento de investimentos. De fato, a Copa e as Olimpíadas também puxam o desenvolvimento e, por sua vez, o setor HoReCa tem muito a expandir e fortalecer-se de maneira concisa. Nós da Italian Coffee já conquistamos mais presença nessas regiões, das quais já representam cerca de 75% do nosso crescimento nesses últimos anos. As redes de franquias que até então estavam presentes fortemente na região sudeste, hoje também estão apostando nas regiões do Pará, norte e nordeste, onde há espaços, capacidade de ampliação e pequena concorrência. Contudo, o que vai garantir ao franqueado oferecer a mesma experiência em qualquer região são fatores como suporte técnico, máquinas adequadas, padrão de blend, um cardápio diferenciado, entre outros aspectos específicos ao tipo de negócio. Aliado a essas perspectivas, o aumento do consumo do café fora de casa também tem representatividade para o setor. Somente no período entre Novembro/2010 e Outubro/2011, a ABIC registrou o consumo de 19,72 milhões de sacas, esse resultado mostra que o País ampliou seu consumo interno de café em 590 mil sacas. Já o consumo per capita foi de 6,10 kg de café em grão cru (ou 4,88 kg de café torrado) chegou a quase 82 litros para cada brasileiro por ano. Outra pesquisa do IBGE (POF), também indicou que o café é o alimento mais consumido diariamente por 78% da população acima de 10 anos, e maior na região Nordeste, seguido do Sudeste. (255 ml/dia ou 93 litros/dia.habitante.ano). Esses dados dão suporte e aumentam as oportunidades para a expansão de cafeterias, que desenvolveram um ramo de negócio bem definido e individualizado. Isso quer dizer que há espaços todos, o que vai diferenciá-los está justamente no cardápio, nos diferentes tipos produtos que trabalham e nos formatos.
Perceba que temos várias formas de extrair o café e de vendê-lo. O que ocorre atualmente é que 90% do café consumido no País é do tipo torrado e moído, o famoso café coado. Já o espresso, que é uma bebida mais sofisticada e que guarda o melhor do que se extrai do café, é mais utilizado pelo setor HoReCa. Um tipo de bebida que dobra a oportunidade em vendas, principalmente com a crescente procura por café especiais e pelo crescimento da classe C. Por exemplo, ao analisá-lo como item e não pelo valor final de venda, ou o café representa o maior lucro na sua cafeteria, ou ele tem importante receita. Para um restaurante, ele, no mínimo, é a última lembrança do estabelecimento. O que não pode ocorrer é investir em uma sofisticada gastronomia e finalizar com um café ruim.
Aliás, um dado que ainda nos preocupa é que cerca de 90% dos estabelecimentos não sabem o tipo de café que oferecem, e o sucesso em vendas está 100% ligada a esse conhecimento. Saber a marca, a origem, a característica é extremamente relevante para o seu negócio, visto que o espresso é um dos itens de maior margem na ponta. A melhora da qualidade é o motor do consumo de cafés especiais. Segundo o Sindicafé (Sindicato da Indústria do Estado de São Paulo), o mercado de café espresso movimenta 100 milhões de reais por ano, e tem potencial para ir muito além.
Se já vimos que o café é uma forte commodity e que o Brasil tem espaço e precisa melhorar a prestação de serviços, tanto para suportar seu crescimento, quanto para melhor atender turistas durante os eventos esportivos, a chave para alavancar o mercado está nas mãos dos novos investidores. Atente-se também para os cafés especiais, de sachê e gourmet, eles vão estourar! E vale lembrar que cada vez mais estamos desenvolvendo espaços de conveniência e de convivência e novos players chegam para estabelecer padrões de qualidade e apresentar experiências diferenciadas aos clientes. Invista no café e faça parte de um time de vencedores!