Feiras e lojas especializadas atendem consumidores que buscam alimentos mais saudáveis
O Brasil ocupa a primeira posição do ranking mundial de consumo de agrotóxicos, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Para evitar ou diminuir essas substâncias na alimentação, muitos consumidores estão optando pela compra de orgânicos.
Há pouco mais de um ano o empresário Cássio Avelino decidiu investir em uma loja especializada nesse tipo de produto: a Néctar do Cerrado, localizada no Mercado Distrital do bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte. “Visitei feiras como a Bio Brasil Fair (maior evento de negócios de produtos orgânicos da América Latina), produtores e lojas especializadas no Rio e em São Paulo”.
Cássio já trabalhava com comércio de queijos, doces, geleias, licores e polpas, valorizando os pequenos produtores e a agricultura sustentável. “Abri a primeira loja Néctar do Cerrado há seis anos, também no mercado do Cruzeiro”.
Com a proposta de oferecer produtos orgânicos que geralmente não são oferecidos nas grandes redes supermercadistas, a Néctar do Cerrado Orgânicos vende frutas, verduras, legumes, geleias, doces, farinhas, grãos, azeites, óleos, entre outros itens. “Trabalho com produtos certificados, oriundos de agricultura familiar, de associações, cooperativas ou de assentamentos de reforma agrária”, explica.
Cássio compra grande parte de seus produtos dos estados de São Paulo e do Paraná. “Em Minas Gerais ainda temos poucos produtores de frutas orgânicas”. Do entorno de Belo Horizonte vem, sobretudo, as verduras.
Produção
Em Minas Gerais, o número de unidades produtoras de orgânicos cresceu 60% nos últimos cinco anos, segundo levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Os empreendedores do setor trabalham de forma associada, preferem investir em produtos como frutas e hortaliças e a maioria põe a mão na terra. Estas são algumas das conclusões de estudo inédito apresentado pelo Sebrae – foram 1.142 entrevistas, entre 16 de abril e 16 de maio, com produtores de orgânicos de 26 estados.
Os pontos de venda de orgânicos também se expandem nos grandes centros urbanos. O Mapa de Feiras Orgânicas (plataforma lançada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) registra mais de 600 feiras cadastradas em todo o país (feirasorganicas.org.br).
Produtos orgânicos devem ser cultivados sem agrotóxico ou adubo químico. A certificação “Produto Orgânico Brasil” fornece ao consumidor a garantia de estar levando para casa um produto isento de contaminação química. O selo assegura também que o produto é resultado de uma agricultura capaz de preservar a qualidade do ambiente natural, qualidade nutricional e biológica de alimentos e qualidade de vida para quem vive no campo e nas cidades.