fonte: Cepea

Mercado de cafés especiais ainda é restrito

27 de setembro de 2007 | Sem comentários Cafés Especiais Produção
Por: 27/09/2007 10:09:23 - Café Point

O mercado de cafés especiais tem apresentado uma taxa de crescimento em torno de 15 a 20 % por ano, no entanto, o volume ainda é pequeno e se resume a mercados restritos a alguns compradores que realmente pagam algum ágio pela qualidade, segundo Marcelo Vieira Pedroza, gerente de cafés especiais da Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda.


Dependendo do caso, este ágio em relação aos cafés comuns, gira em torno de 5 – 6 cents/lb (US$ 6 – US$ 8/sc), mas ainda não existe essa garantia de acréscimo de preço para os cafés especiais em todas as negociações, de acordo com Pedroza. No entanto, é um mercado em ascensão e quem estiver preparado e, trabalhar voltado para qualidade independente do ágio que estiver recebendo imediatamente, levará vantagem no futuro. Além disso o produtor deve estar focado no processo de produção como um todo. Uma unidade de produção gerenciada profissionalmente é o primeiro passo para sentir os reais benefícios que tanto a qualidade quanto as certificações podem trazer para a fazenda, afirmou Pedroza.


Uma dos desafios para se produzir um café especial está na dificuldade de preservar a bebida durante o manejo após a colheita, pois a bebida já está pronta após a colheita e as interferências externas é que mantêm ou atrapalham o café na xícara. Além disso, a comercialização surge também como um gargalo, já que o mercado ainda é muito restrito a pequenos grupos de compradores e produtores.


Pedroza disse que existe uma demanda crescente também relacionada ao processo de produção sustentável, pois a preocupação com a segurança alimentar tem se tornado uma constante no meio. Através de certificações que atestam esta produção responsável, o produtor pode “vender” sua produção e sua propriedade como uma unidade de produção que cumpre estes requisitos e está inserida neste crescente mercado global, que é o reflexo da preocupação, principalmente do consumidor, quanto às questões sociais-ambientais-financeiras que envolvem o produto que ele está comprando nas gôndolas de algum supermercado pelo mundo.


Rodrigo Cascalles, equipe caféPoint
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.